Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127028
Título: 
Teletandem: possibilidades, dificuldades e abrangência de um projeto de comunicação online de PLE
Título alternativo: 
Teletandem: possibilities, difficulties and scope of an on-line communication project in Portuguese as a foreign language
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Georgetown University
ISSN: 
1677-9770
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Resumo: 
  • This article begins with a brief overview of the objectives of an international project that uses teletandem as a virtual, collaborative and autonomous context for on-line intercultural and multimodal communication in Portuguese as a Foreign Language (PFL). We, then, move on to analyze the statistical data supplied by the site of the project, attempting to draw on a few inferences that can show the interconnection of the possibilities, difficulties and, above all, the scope of the project that promotes the interest and learning of PFL in various countries. The result of our analysis showed (a) the importance of a site for divulging and expanding the learning of PFL with relative low financial investment; (b) different levels of interest of certain countries in PFL; (c) the importance of establishing and keeping contact with departments of Portuguese in some universities in order to expand the teaching and learning of PFL; and (d) the importance of several project management procedures in order to keep contact, as well as the interest of the Portuguese departments in certain universities abroad regarding on-line collaborative projects with Brazil.
  • Este artigo inicia-se com a apresentação dos objetivos de um projeto internacional que utiliza o teletandem em um contexto virtual, colaborativo e autônomo para a comunicação intercultural e multimodal em Português – Língua Estrangeira (PLE). Em seguida, analisamos os dados estatísticos oferecidos pelo site do projeto, tentando oferecer algumas inferências que mostram a relação entre as possibilidades, as dificuldades e, acima de tudo, a abrangência de um projeto que visa à promoção do interesse e da aprendizagem de PLE em vários países. Os resultados da análise mostram: (a) a importância de um site para divulgação e expansão do aprendizado de PLE com um baixo custo; (b) diferentes níveis de interesse de certos países em PLE; (c) a importância do estabelecimento e da manutenção de contatos com departamentos de PLE de algumas universidades com o intuito de expandir o ensino e a aprendizagem de PLE; e (d) a importância de vários procedimentos de gerenciamento para manter o contato e o interesse desses departamentos para projetos de colaboração on-line com o Brasil.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
Horizontes, v. 9, n. 2, p. 79-104, 2011.
Duração: 
79-104
Palavras-chaves: 
  • Teletandem
  • Portuguese as a Foreign Language
  • On-line synchronous interaction
  • Teletandem
  • Portugues Lingua Estrangeira
  • Comunicação intercultural
  • Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
  • Ensino de Linguas Estrangeiras
  • Ensino de línguas estrangeiras à distância
Fonte: 
http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/viewArticle/5666
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/127028
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.