Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/127286
Título: 
Da teoria crítica ao pós-estruturalismo: breves apontamentos para uma possível confrontação entre Adorno e Deleuze
Título alternativo: 
Critical theory and post-structuralism: brief notes for a possible confrontation between Adorno and Deleuze
Autor(es): 
Bueno, Sinesio Ferraz
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-4060
Resumo: 
  • The Frankfurt critical theory and the French post-structuralism are important lines of thought in the philosophy of education, which inspired several academic productions in recent decades. In the 1950s and 1960s, both opposed philosophical resistance against many types of totalitarianism. One big difference between the two lines of thought has been the critical of the dialectic considered an insufficient method to think about the difference (Deleuze) and the reaffirmation of a negative dialectic (Adorno). This article intends to analyze the thematic affinities and the differences of method between the thought of these two authors.
  • A teoria crítica da Escola de Frankfurt e o pós-estruturalismo francês constituem-se em movimentos reflexivos da maior importância na área da filosofia da educação, inspirando inúmeras produções acadêmicas nas últimas décadas. Sendo contemporâneos às décadas de 1950 e 1960, ambos os movimentos apresentam em comum o fato de oporem resistência filosófica a diversos tipos de totalitarismo. Como diferenças mais salientes a ambas correntes de pensamento podemos apontar a crítica da dialética em sua insuficiência como método para refletir sobre a diferença (Deleuze) e a reafirmação da dialética em seus potenciais negativos de confrontação entre o objeto e seu conceito (Adorno). O presente artigo destina-se a refletir brevemente sobre as afinidades temáticas e as diferenças metodológicas entre o pensamento desses dois autores.
Data de publicação: 
1-Jun-2015
Citação: 
Educar em Revista, n. 56, p. 149-161, 2015.
Duração: 
149-161
Publicador: 
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Palavras-chaves: 
  • Critical theory
  • Dialectic
  • Philosophy of education
  • Frankfurt school
  • Teoria crítica
  • Dialética
  • Filosofia da educação
  • Escola de Frankfurt
Fonte: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602015000200149&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/127286
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.