Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/128024
Título: 
Do micro ao macro: aproximações entre oriente e ocidente em Der Jahreslauf
Autor(es): 
Chiarelli, Ivan
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • This research discusses composer Karlheinz Stockhausen's approach to Japanese musical tradition, as presentified in the work DER JAHRESLAUF(1977), focusing on some of the aspects incorporated to the piece from the Japanese tradition and debating the manner by which they were approached by the German composer. The study presents a synopsis of Stockhausen's productions, both theoretical- and compositionalwise, as well as an overview on gagakumusic. It develops from a metalinguistic basis, to which were added topics on intratextuality and narrative, in order to deal with the process of reading and interpreting aesthetic information. Finally, there follows an analysis of the piece DER JAHRESLAUF, identifying discussed topics and debating their musicological and simbolic implications
  • Este trabalho discute a aproximação do compositor Karlheinz Stockhausen à tradição musical japonesa, presentificada na obra DER JAHRESLAUF(1977), detendo-se sobre alguns aspectos da tradição nipônica incorporados à peça e discutindo a maneira como foram abordados pelo compositor alemão. O estudo apresenta uma sinopse da produção teórico-composicional de Stockhausen, bem como um breve apanhado acerca da música gagaku, e é elaborado a partir de uma base metalinguística, à qual são acrescentados tópicos de intratextualidade e narrativa, com vistas a tratar do processo de leitura e interpretação de informação estética. Por fim, segue-se uma análise da obra DER JAHRESLAUF, localizando os tópicos apontados e discutindo suas implicações musicológicas e simbólicas
Data de publicação: 
23-Jun-2015
Citação: 
CHIARELLI, Ivan. Do micro ao macro: aproximações entre oriente e ocidente em Der Jahreslauf. 2015. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2015.
Duração: 
133 f. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Stockhausen, Karlheinz 1928-2007
  • Teoria musical
  • Música - Japão
  • Intertextualidade
  • Intertextuality
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/128024
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.