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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/133002
Title: 
Avaliação do perfil dos consumidores de carne de frango no município de Araçatuba - SP
Other Titles: 
Assessment of chicken meat consumer profile in Araçatuba - SP
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0102-5716
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Sponsorship Process Number: 
CNPq: 115158/2011-1
Abstract: 
O Brasil é, atualmente, o maior exportador mundial de carne de frango, mas a manutenção dessa posição no mercado internacional exige uma constante evolução. Na busca pela melhoria da qualidade, é essencial conhecer o público consumidor, pois a qualidade traduz-se como o atendimento das expectativas dos consumidores. Assim, este trabalho teve por objetivo estudar o perfil do consumidor de carne de frango, a fim de gerar informações que possam orientar o setor produtivo na busca de qualidade e competitividade. Foram aplicados 482 questionários, que foram preenchidos manualmente ou enviados via e-mail pelos entrevistados. O questionário era composto por perguntas relacionadas à identificação dos consumidores; aos seus hábitos de consumo; seu conhecimento sobre os aspectos sanitários, sistemas de produção e bem-estar animal; sustentabilidade e sua opinião sobre a aparência do produto. Dos entrevistados, 62% dos consumidores foram mulheres, em sua maioria apresentando de 20 a 50 anos e 50% do total de entrevistados declararam renda entre R$ 1000,00 e R$ 5000,00. A maioria dos entrevistados prefere carne bovina, a carne de frango ficou empatada com a carne suína como a segunda mais consumida. Do total de entrevistados apenas 2% não gostam da carne de frango. A maioria dos consumidores (66,66%) costumam comprar peito e coxa com sobre-coxa, e somente 11,11% compram o frangos inteiros. Mais de 60% dos entrevistados já consumiram frango caipira, mas a maioria (88,88%) costuma consumir frango de granja. Cerca de 75% dos consumidores acreditam que é utilizado hormônio na produção do frango de granja. Mais de 80% das pessoas observa o prazo de validade durante a compra do produto, porém apenas 55% delas verificam se o produto possui o carimbo de inspeção sanitária oficial. A cor e a aparência do produto são os fatores mais importantes na decisão de compra do consumidor. A quantidade de água na bandeja é um fator de rejeição para 88% dos entrevistados. A maioria (66%) prefere carne mais clara. Somente 27% dos entrevistados acreditam que a produção de carne de frango causa impacto ambiental, 48% relataram não saber o significado de bem-estar animal e mais da metade dos entrevistados responderam que não pensam nesta definição antes de consumir qualquer tipo de carne. Com esses resultados, é possível concluir que qualquer iniciativa visando melhorar a qualidade do produto, principalmente nos aspectos de sustentabilidade e bem-estar animal, deve ser acompanhada de campanhas de esclarecimento dos consumidores.
Issue Date: 
2012
Citation: 
Veterinária e Zootecnia, v. 19, n. 2 supl 2, p. 131-131, 2012.
Time Duration: 
131
Keywords: 
  • Carne de frango
  • Consumidor
  • Perfil de consumo
Source: 
http://www.fmvz.unesp.br/rvz/index.php/rvz/article/view/436/330
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/133002
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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