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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/137672
Title: 
Orientação sexual: concepções sobre sexo em pré-adolescentes
Other Titles: 
The concepts about sex begins at an early age: the pre-teens
Author(s): 
Gomes, Paulo César
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2175-4217
Abstract: 
  • Sexual Orientation is present in the curriculum of many schools for elementary and high school. This subject generates controversy in the school community. This a fact that leads many teachers postpone the start of this topic. Fifty students participated in this study, 24 boys and 26 girls with average age of eleven years. The study aimed to investigate conceptions on sex in adolescents using the cartoon. The analyzed results suggest that students understand sex as intercourse only. However, there are a multitude of features mentioned by students. These are issues that require further reflection about issues not always discussed in class: pregnancy and abortion, condom use, sexual desire, anal sex, becoming a single mom, group sex, AIDS, prostitution, size of genitals, masturbation, among others.
  • Este estudo teve por objetivo investigar concepções sobre sexo em pré-adolescentes com utilização do recurso história em quadrinhos. Participaram deste estudo cinquenta alunos, 24 meninos e 26 meninas com faixa etária média de onze anos. Todos cursavam a disciplina de ciências em uma sala de 6.º ano do Ensino Fundamental numa Escola de Tempo Integral. Os alunos, a convite do docente responsável, produziram uma história sobre o tema ‘sexo’ que serviu como atividade preliminar de investigação sobre os conhecimentos prévios para o início de uma unidade didática. Os resultados analisados sugerem que os estudantes compreendem a palavra “sexo” exclusivamente como coito, a única possibilidade retratada. Entretanto, há nas respostas uma multiplicidade de características e valores apontados pelos estudantes que levantam questões e demandam maiores reflexões sobre temáticas raramente enfrentadas pelos docentes em sala de aula, tais como: gravidez e aborto, dores na relação sexual, uso do preservativo, desejo sexual, sexo anal, tornar-se mãe solteira, sexo grupal, AIDS, prostituição, tamanho dos genitais, masturbação e questões de gênero, entre outras. Destaca-se a necessidade de uma contínua formação docente para romper o paradigma do preconceito e do silêncio na sala de aula sobre estes temas.
Issue Date: 
2014
Citation: 
Camine: Caminhos da Educação, v. 6, n. 2, p. 28-43, 2014.
Time Duration: 
28-43
Keywords: 
  • Sexual orientation
  • Science education
  • Elementary school
  • Orientação sexual
  • Ensino de ciências
  • Ensino fundamental
Source: 
http://seer.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1084/1231
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/137672
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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