Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/139901
Título: 
Primeiros passos para utilização de TIC em educação escolar: um diagnóstico a partir da formação inicial de professores de matemática
Autor(es): 
Oliveira, Raquel Gomes de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
9708-2011
Resumo: 
Esta pesquisa tem enquanto objetivo geral investigar a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação escolar. Sua realização é expressa pela necessidade de desenvolvimento e de ampliação de saberes docentes quanto ao uso de TIC e também pela necessidade de apontar referências de ações para órgãos responsáveis, a fim de que a parceria escola-universidade, no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado, seja institucionalizada, considerando-se a relevância social dessas instituições. A primeira fase da pesquisa identifica-se com um diagnóstico quanto a condições e necessidades para utilização de TIC na Educação Escolar. Assim, foram utilizados objetos educacionais (OEs), oriundos do Banco Internacional de Objetos Educacionais, enquanto instrumento de investigação de uso de TIC e o Estágio Curricular Supervisionado, enquanto espaço específico dessa utilização e investigação. Na primeira fase da pesquisa foi utilizada uma metodologia que lidou com dados quantitativos e qualitativos. Os participantes da pesquisa são alunos do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/Unesp e atuais professores de Matemática, da Educação Básica. Os resultados parciais de pesquisa são oriundos da triangulação entre os projetos de Estágio dos licenciandos, as aulas da disciplina de Estágio na Universidade e a comparação entre respostas dos licenciandos para um mesmo questionário aplicado antes do início da realização do Estágio e após o término da mesma. Os resultados parciais apontam ganhos qualitativos para ações docentes no Estágio Supervisionado, apesar das dificuldades encontradas para utilizar TIC nas escolas, além de implicarem necessidade de revisão do conceito de TIC, frente às condições de sua utilização na Educação Escolar.
Data de publicação: 
2011
Citação: 
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6856-6867
Duração: 
6856-6867
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Tecnologia de Informação e Comunicação
  • Formação de Professores de Matemática
  • Estágio Curricular Supervisionado
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/139901
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.