Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/140650
Título: 
Bioética e educação: o educador como facilitador da auto-organização pessoal e social: reflexões a partir do pensamento de Edgar Morin
Título alternativo: 
Bioethics and education: the educator as facilitator of personal and social self-organization: reflections from the philosophy of Edgar Morin
Autor(es): 
Paixão Júnior, Valdir Gonzalez
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1983-3253
Resumo: 
  • A committed subject whose formation with the present time and the destination by itself, your closer and the Earth is bounded to the self-organizing process in all its complexity which will allow it become able to reflect, criticize, anlalyse, consider, decide undertakes, positioning itself, facing up to issues that turn out in the bioethics field. Regarding to the selforganizing process as a personal and social, the subject depends on exogenous or heteroorganizing factors, which are related to the educational process influence that has placed in several spaces , between them the familiar environment and the most special the educational as well. The formation spaces allow conditions and situations through to the educational process and so the teaching-learning in order to develop the subject's independence. Hence, in those spaces educators have perfomed an essential role as mediators and facilitators along this process.
  • A formação do sujeito compromissado com o presente e com o destino de si, do seu próximo e do planeta está vinculada ao processo auto-organizativo, o qual possibilitará que este sujeito, na sua complexidade, seja capaz de refletir, criticar, analisar, ponderar, decidir, responsabilizar-se, posicionar-se e assumir-se frente às questões postas no campo bioético. No que se refere ao processo de auto-organização pessoal e social, o indivíduo depende de fatores exógenos ou hetero-organizativos, os quais estão relacionados à influência do processo educativo que se estabelece em vários espaços, dentre os quais o familiar e, em especial, o escolar. Os espaços de formação podem possibilitar condições e situações, através do processo educativo e de ensino-aprendizagem, para o desenvolvimento da autonomia do indivíduo sendo que, nestes espaços, os educadores podem desempenhar um papel fundamental de mediadores e facilitadores deste processo.
Data de publicação: 
2013
Citação: 
Simbio-Logias, v. 6, n. 8, p. 4-10, 2013.
Duração: 
4-10
Palavras-chaves: 
  • Ethics
  • Bioethics
  • Education
  • Self-organization
  • Autonomy
  • Ética
  • Bioética
  • Educação
  • Auto-organização
  • Autonomia
Fonte: 
http://www.ibb.unesp.br/Home/Departamentos/Educacao/Simbio-Logias/bioetica_e_educacao_o_educador_como_facilitador.pdf
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/140650
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.