Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141581
Título: 
Marcas sobre a experiência na formação continuada em arte no projeto poéticas da dança na educação básica
Autor(es): 
Godoy, Kathya Maria Ayres de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
Bondía (2002) propõe pensar a educação a partir do par experiência/sentido. Inspirada nessas ideias, neste texto traço considerações sobre formação continuada de professores para o ensino de arte, a partir do relato sobre o Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica desenvolvido em São Paulo, em 2011/2012 pelo Grupo de Pesquisa Dança: Estética e Educação (GPDEE), o qual sou líder. Esse Projeto foi criado com o objetivo de desenvolver, registrar, refletir e multiplicar uma proposta de educação continuada para professores da educação básica, com a linguagem da dança integrada as linguagens artísticas (teatro, música e visuais) com questionamentos acerca de que dança se ensina no espaço escolar. Ele foi dividido em três etapas: a primeira, em 2011, quando aconteceu a formação de orientadoras/formadoras; a segunda, no 1º sem. de 2012 na qual essas orientadoras formaram outros professores/cursistas; e a terceira, no 2º sem. de 2012, quando ocorreu o acompanhamento desses professores/cursistas, realizado por membros do GPDEE e pelas orientadoras/formadoras, no desenvolvimento de projetos de trabalho na escola. Com isto a equipe do GPDEE trabalhou com 50 profissionais que se tornaram multiplicadores destes saberes em dança viabilizando a aproximação da dança ao contexto escolar. Destaco a produção do DVD documentário Ações do Projeto Poéticas da Dança na Educação Básica (2013) e duas pesquisas: O Professor Reflexivo em Dança: possíveis diálogos com a Educação Infantil, tese de Carolina Romano (CAPES) que propõe matrizes curriculares para o ensino de dança na Educação Infantil; e A arte pelo todo, monografia de Roberto de Mello Junior (PROGRAD) que refletiu o (não) lugar da arte no Ensino Médio.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4082-4093
Duração: 
4082-4093
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação continuada de professores
  • Dança
  • Educação básica
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141581
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.