You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141596
Title: 
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
O presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-1235
Time Duration: 
1223-1235
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141596
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.