You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141599
Title: 
A iniciação à docência: saberes docentes em construção na percepção dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, participantes do subprojeto pibid da faculdade de ciências agrárias e veterinárias de Jaboticabal-SP
Author(s): 
Oliveira, Rosemary Rodrigues de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
A iniciação à docência tem se revelado como uma etapa importante no processo de construir-se professor. O subprojeto PIBID da FCAV-UNESP tem a “Prática de Ensino” como eixo articulador e se propõe a desenvolver a integração entre os licenciandos em Ciências Biológicas e os docentes de Ciências e Biologia da escola pública, potencializando a articulação Universidade/Escola na formação dos profissionais para a Educação Básica. O presente trabalho objetivou analisar a percepção que os licenciandos em Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID, possuem sobre o projeto, o cotidiano na escola e seu processo formativo, com vistas a fornecer elementos para se repensar a atuação do coordenador e estreitar os vínculos com a escola básica. O estudo pautou-se em uma metodologia qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados narrativas livres escritas pelos dez licenciandos do curso de Ciências Biológicas participantes do grupo PIBID, iniciado em agosto de 2011. Os resultados indicam que os licenciandos, a partir da experiência no PIBID, refletem sobre sua prática cotidiana na escola parceira e analisam seu desempenho apontando as dificuldades encontradas, expressando inquietação, desejo de compreender melhor os processos de ensino aprendizagem e vontade de trabalhar para mudar o quadro da educação básica, contribuindo para busca de soluções aos problemas por eles identificados. Ao analisar o conjunto das vivências, foi possível perceber que, embora cada uma fosse única, em sua essência houveram semelhanças que auxiliaram o professor coordenador na construção de atividades e discussões capazes de fundamentar a reflexão sobre a prática pedagógica na busca de soluções para as dificuldades apresentadas.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 162-171
Time Duration: 
162-171
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Keywords: 
  • PIBID
  • Ensino de ciências e biologia
  • Formação docente
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141599
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.