Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141606
Título: 
A dimensão da pesquisa na formação inicial de professores
Autor(es): 
Chaluh, Laura Noemi
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Resumo: 
Neste trabalho socializo alguns resultados produzidos a partir de uma pesquisa (em andamento) que objetiva compreender os processos formativos desencadeados em um grupo de alunos de um curso de Pedagogia. Estes participam de um projeto de extensão no qual buscamos considerar o cotidiano escolar como espaço formativo e como objeto de estudo; refletir sobre a organização do trabalho pedagógico na escola e promover situações que possibilitem vivenciar o trabalho coletivo. Essas ações estão atreladas a outros dois espaços de formação dos quais esses alunos também participam: um projeto de pesquisa desenvolvido em escolas de Ensino Fundamental I e da Educação Infantil e um curso de extensão oferecido para educadores da rede municipal de ensino. Problematizo aqui, a partir das análises dos escritos produzidos pelos alunos, a potencialidade e contribuições da dimensão da pesquisa para pensar na constituição desses alunos enquanto futuros educadores. A investigação desenvolvida por mim, de orientação sócio-histórica, assume uma perspectiva dialógica ao promover a formação de todos aqueles que dela participam. Analiso os escritos dos alunos a partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989).
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1567-1579
Duração: 
1567-1579
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação inicial
  • Pesquisa
  • Cotidiano escolar
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141606
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.