Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141644
- Título:
- Perfil socioeconômico de alunos de licenciatura: alguns apontamentos
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- A pesquisa teve como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do curso de licenciatura em Matemática da UNESP de São José do Rio Preto (SP). Para a construção dos procedimentos metodológicos recorreu-se a estudos que discutem a formação inicial de professores no Brasil à luz do perfil dos ingressantes: Almeida Neto (2007), Braga et al (1997), Da Ros et al (2001), Mazzetto e Carneiro (2002) e Melo (2007). Como resultado chegou-se no delineamento de indicadores tidos como relevantes para a identificação do perfil dos ingressantes no referido curso de graduação. São eles: a) recorte de alunos por gênero; b) idade; c) raça/etnia; d) tipo de escola da educação básica que frequentou – pública ou privada; e) composição da renda familiar; f) escolaridade dos pais. A literatura estudada aponta serem essas as variáveis que mais interferem nas condições de permanência, evasão ou conclusão do curso de graduação, além de poderem indicar o alto ou o baixo prestígio social de cursos de graduação.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8045-8056
- 8045-8056
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Alunos de licenciatura
- Matemática
- Perfil socioeconômico
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141644
Não há nenhum arquivo associado com este item.
Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.