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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141661
Título: 
Políticas públicas de formação de professores a distância sob a perspectiva de pesquisas em educação matemática
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Resumo: 
Neste trabalho apresentamos parte de uma pesquisa de Doutorado que tem por objetivo investigar as potencialidades da Educação a Distância (EaD) online na constituição de espaços que favoreçam o processo de Formação de Professores que ensinam Matemática. Voltamos nossas atenções para pesquisas acadêmicas, por meio da realização de um estudo bibliográfico e exploratório-investigativo, caracterizado como meta-pesquisa da produção acadêmica discente, analisando algumas Teses e Dissertações em Educação Matemática, que têm por objeto de investigação aspectos relacionados à Formação de Professores que ensinam Matemática e a EaD online, produzidas e defendidas no período de 2002 a 2010, nos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da UNESP/ Rio Claro e da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP, da Faculdade de Educação da UNICAMP e da Faculdade de Educação da UFSCar, e Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. Neste artigo, apresentamos as pesquisas analisadas que tratam do desenvolvimento de políticas públicas inerentes a Formação de Professores a distância, buscando destacar as potencialidades da EaD para a Formação de Professores que ensinam Matemática. A análise apontou que as pesquisas revelam a necessidade de investimentos governamentais não apenas no financiamento de iniciativas de cursos de formação, mas também de revisão em termos de infraestrutura, organização dos cursos e formação das pessoas envolvidas (professores formadores, tutores, equipe técnica). Mostra, também, a busca pelo reconhecimento dos cursos de formação inicial a distância e não apenas o oferecimento desenfreado de licenciaturas nessa modalidade, visando sanar o problema com falta de professores para a Educação Básica.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11830-11842
Duração: 
11830-11842
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141661
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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