Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141674
Título: 
Um esboço sobre uma história da formação de professores de matemática em Cuiabá (1960-1980)
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
O presente trabalho pretende abordar um aspecto do processo de formação de professores de matemática em Cuiabá, Mato Grosso, nas cercanias da implantação do primeiro curso superior em matemática naquela região, ocorrido em 1972 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Trata-se de parte de uma pesquisa qualitativa utilizando a História Oral como metodologia de investigação, bem como fontes escritas disponíveis, cujo objetivo é elaborar uma narrativa histórica sobre esse aspecto da Educação Matemática na região de Cuiabá, no período de 1960-1980. Por meio das entrevistas já realizadas, poderemos mostrar que o curso da CADES (Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário), posteriormente COPES (Curso de Orientação para Professores de Exame de Suficiência), que iniciou seus trabalhos em 1967, visando qualificar os professores em atuação na rede pública de ensino, surgiu como possibilidade de formação de professores (de matemática). Ainda, nessa oportunidade, destacamos que muitas mudanças ocorreram no cenário educacional mato-grossense, mais especificamente em Cuiabá. A formação superior para professores de matemática se instalou nesta cidade em 1968, por meio do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá – ICLC, mas de fato se concretizou pela criação da UFMT. Também, notou-se que a falta de professores licenciados começou a ser reduzida (mas não completamente, pois ainda hoje em muitas escolas do estado faltam professores nessa posição) após a implantação da UFMT, sendo que, muitos dos alunos das primeiras turmas, também, passaram a ser professores da Universidade assim que colavam grau.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3012-3022
Duração: 
3012-3022
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Universidade Federal de Mato Grosso
  • História oral
  • Educação matemática
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141674
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.