Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141737
- Title:
- A colaboração entre universidade e escola para formação profissional de professores
- Rinaldi, Renata Portela
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- Este texto analisa a experiência de um grupo de professores em exercício em instituições públicas de ensino que durante quatro anos empreenderam em conjunto com pesquisadores um trabalho colaborativo para formar, no campo da prática, estudantes de um curso de licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. O texto relata a importância das experiências tendo em vista a compreensão da contribuição e dos desafios desse tipo de iniciativa. Os resultados apontam impactos positivos na vida pessoal e profissional dos professores em exercício na escola, assim como nas aprendizagens profissionais dos pesquisadores especialmente, pelo fato da iniciativa ter sido desenvolvida na modalidade a distância. Desafios também são enfrentados no desenvolvimento da proposta, mas os resultados indicam que a experiência tem sido extremamente rica e desafiadora, demonstrando ser o trabalho colaborativo e o diálogo elementos centrais para o estabelecimento de parcerias entre a universidade e a escola, bem como a articulação dos profissionais da universidade para desenvolvimento de ações mais contextualizadas e significativas na formação inicial de professores.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11183-11195
- 11183-11195
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- Formação de professores
- Educação a distância
- Colaboração
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141737
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.