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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141758
Título: 
Formação continuada numa rede municipal de ensino fundamental apostilada: a percepção dos profissionais do magistério
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Financiador: 
  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo: 
O presente trabalho, vinculado a uma pesquisa de âmbito maior que teve por objetivo precípuo identificar e analisar a concepção de professores e equipe gestora de uma determinada unidade escolar acerca da adoção e implementação de sistema apostilado privado numa rede municipal de ensino do interior paulista, a fim de desvelar suas razões, características e seus desdobramentos, ocupa-se, especificamente, dos dados relativos à percepção dos profissionais do magistério sobre as ações de formação continuada realizadas no contexto de “apostilamento” do ensino fundamental municipal, tendo em vista sua análise e discussão. Realizado de 2012 a 2013, o estudo se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre a temática e realização de entrevistas semiestruturadas com doze sujeitos. Inicialmente, os resultados da pesquisa realizada demonstraram que a adoção de sistema apostilado no município foi motivada pela precariedade/falta de experiência municipal para responder às novas e crescentes demandas educacionais assumidas e ocorreu à revelia da opinião/anuência dos profissionais do magistério. Na sequência, o estudo revela a forte insatisfação dos sujeitos da pesquisa com as ações de formação continuada empreendidas pela empresa privada contratada para fornecer produtos e serviços ao município-cliente. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos profissionais do magistério no município pesquisado caminha na contramão do que há tempos vem sendo recomendado pela literatura especializada.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5524-5535
Duração: 
5524-5535
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação continuada
  • Ensino fundamental municipal
  • Sistema apostilado de ensino privado
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141758
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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