Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141772
Título: 
Reflexões sobre uma experiência com a história e a filosofia da ciência na formação de professores de física
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
A pesquisa aqui relatada procurou investigar as possibilidades de um programa de formação baseado no estabelecimento de trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade com docentes de Física em exercício na rede Pública Estadual em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tanto, a partir dos resultados de pesquisa anterior (AUTOR, 2008), na qual desenvolvemos atividades de formação com um grupo de professoras de Física, procuramos agora desenvolver atividades que integrem a formação inicial e a continuada. Nesta comunicação apresentamos algumas reflexões sobre as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas por uma aluna do último ano do curso de Licenciatura em Física realizadas durante o segundo semestre letivo de 2011, a partir das reflexões sobre os limites e possibilidades da aproximação da História e Filosofia da Ciência no Ensino. Tais atividades foram orientadas pela docente na universidade e supervisionadas e avaliadas pela docente colaboradora na Unidade Escolar, oportunizando momentos coletivos de reflexão sobre as práticas. Os resultados mostram que o modelo de formação sugerido pode contribuir para romper com a dicotomia existente, ou seja, o problema da separação entre as formações científica e pedagógica, permitindo que o licenciando participe ativamente do estágio, vivenciando experiências mais próximas da realidade das escolas, contribuindo para integrar os processos de formação inicial e continuada.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6455-6465
Duração: 
6455-6465
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação de professores
  • Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141772
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.