You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141775
Title: 
Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Abstract: 
A escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados.
Issue Date: 
2014
Citation: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-6124
Time Duration: 
6114-6124
Publisher: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141775
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.