Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141775
- Title:
- Representações sociais de gestores escolares sobre escola pública e o seu papel na instituição escolar
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 2357-7819
- A escola pública brasileira passou por um processo de democratização do ensino que traz consigo o grande desafio a ser assumido pelos responsáveis pela educação, de fazer com que esta ampliação quantitativa se reflita também em uma melhoria qualitativa do ensino, então, acreditamos que o papel do diretor é essencial para as mudanças necessárias. Sendo assim, este artigo deriva da Pesquisa de Mestrado em Educação intitulada “As representações sociais dos diretores das escolas estaduais de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e a escola pública”, e tem como objetivo geral identificar as representações sociais que os diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP têm sobre a escola pública e sobre o seu papel. Como objetivos específicos esta busca identificar o perfil destes diretores; investigar como o diretor de escola compreende seu papel na instituição escolar; investigar quais as maiores dificuldades encontradas no desempenho do seu papel na escola pública; analisar os editais de concurso para o cargo de diretor de escola da rede estadual de ensino; conhecer a legislação no que se refere à atuação dos diretores escolares das escolas estaduais de São Paulo. Para tanto, a pesquisa está pautada em uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos será utilizado como procedimentos metodológicos a aplicação de um questionário e identificará a representação sociais destes profissionais através da evocação de palavras, posteriormente haverá a realização de entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento das informações necessárias para conclusão do trabalho. Por fim, a análise dos dados será feita de acordo com o software EVOC e análise de conteúdos, pautados nos teóricos estudados.
- 2014
- CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6114-6124
- 6114-6124
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
- http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141775
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.