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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141785
Título: 
A disseminação da educação alimentar e nutricional: entre uma continuidade de formação e as dificuldades de uma educação permanente
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
Educação em Saúde envolve um conjunto de saberes de diversas áreas que impulsionam reflexões e debates sobre políticas públicas e cultura. Na perspectiva da alimentação adequada, as noções de nutrição, alimentação e saúde esbarram em questionamentos referentes à construção de hábitos alimentares nas escolas, ambiente bastante propício por meio do desenvolvimento de projetos, intervenções e programas em larga escala. O objetivo do estudo foi investigar a disseminação dessas noções no âmbito escolar e, como os sujeitos educacionais foram respaldados ou não para desenvolverem essas intervenções. Utilizou-se a “pesquisa descritiva”, desenvolvida a partir de prescrições e experiências docentes publicadas em revistas acadêmicas. Dentre elas: ”Programa de Saúde” existente nos Guias curriculares propostos para as matérias de núcleo comum do primeiro grau; um relato de Orientação Técnica sobre “O estudo dos alimentos” e a campanha da “Política Nacional de Alimentação e Nutrição” (PNAN). Também foram descritas intervenções documentadas em uma escola pública estadual de Ribeirão Preto/SP sobre as “Cartilhas da Nutrição Fome Zero” distribuídas na unidade, a “Horta Escolar e a Horta Medicinal” e o “Projeto Sirva-se”. Os projetos apresentados caracterizaram-se por abarcar a alimentação e hábitos saudáveis; efetivando-se nas unidades pela iniciativa, apoio, envolvimento e engajamento da própria comunidade escolar, enquanto encabeçados por algum sujeito educacional responsável pelo seu desenvolvimento dentro de um período de tempo delimitado. A concretização da Educação Alimentar e Nutricional ainda é sutil no âmbito das escolas e demonstra como são fundamentais e incentivos à sua implementação para que se tornem projetos permanentes.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4854-4866
Duração: 
4854-4866
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação alimentar
  • Formação
  • Projeto
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141785
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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