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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141805
Título: 
A pesquisa ação-colaborativa com professores iniciantes: perspectivas para o desenvolvimento profissional no processo de aprender a ensinar matemática
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2357-7819
Resumo: 
O objetivo geral desta proposta de tese consiste em compreender as potencialidades, no processo de aprendizagem da docência, de interações curriculares e conhecimentos da trajetória de formação de Pedagogos e Matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que terá como sujeitos professores egressos dos cursos de Pedagogia e Matemática que iniciaram recentemente atividades pedagógicas em escolas públicas municipais e/ou estaduais. Para tal, serão analisados dados obtidos em observações, entrevistas e planos de aulas coletados junto ao grupo constituído de professores iniciantes, no qual serão propostas trocas de conhecimentos, abordando os dilemas enfrentados ao ensinarem Matemática. Como eixo teórico norteador, será utilizado um referencial que contemple os modelos de formação, base da docência e o processo de ensino-aprendizagem de conceitos, enfocando os conhecimentos do professor. Como eixo metodológico, utilizaremos a pesquisa-ação colaborativa com o intuito de auxiliar/orientar os professores, em início de carreira, a partir das interações propiciadas nos encontros do grupo na busca de seu desenvolvimento profissional. Este termo traz uma nova perspectiva para a formação docente pelo fato de conceber o professor como capaz de produzir sua própria aprendizagem e saberes a partir da prática pedagógica, neste sentido o desenvolvimento profissional pode ser entendido como um processo de aprendizagens que acontece ao longo da carreira, envolvendo combinação de etapas formais e não formais que não se limitam à iniciação à docência e à formação continuada, que envolve ainda a formação inicial dos professores, fase que deve ser tratada como primordial do desenvolvimento docente.
Data de publicação: 
2014
Citação: 
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1841-1853
Duração: 
1841-1853
Publicador: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Formação de professores
  • Início da docência
  • Desenvolvimento profissional
Fonte: 
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141805
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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