Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/141885
Título: 
O cinema e a criação de mitos: o cangaceiro e o gaucho, uma relação intercultural entre Brasil e Argentina
Título alternativo: 
El cine y la criación de mitos: el cangaceiro y el gaucho, una conexión intercultural Brasil y Argentina
Autor(es): 
Sanchez, Débora Cristiane Silva e
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
  • A pesquisa trabalha por meio de análise da produção cinematográfica (também literária), os mitos da cultura brasileira e argentina, o cangaceiro e o gaucho, os quais universalizados pela maneira como sobrevivem à miséria presente em suas terras (sertão e pampa) reforçam a relação intercultural, Brasil e Argentina. A grande questão a ser respondida o quanto desses ícones e de que maneira permanecem no imaginário da cultura brasileira e argentina na atualidade e o como essas culturas buscam no mito regional sua identidade fragmentada. Ao mesmo tempo é interessante observar, de que forma, tais personagens são recebidos e aceitos pela população no decorrer dos anos e atualmente. Apesar de sabermos que tais mitos não surgiram no cinema, foi nele que tais personagens adquiriram uma força maior no imaginário popular haja vista que o cinema tem um papel fundamental na reafirmação e também formação da identidade de uma cultura pela maneira que as imagens produzidas por ele são superexpostas de forma sedutora.
  • La investigación estudia a través de análisis de películas (y también análisis literaria), los mitos de la cultura brasileña y argentina, el cangaceiro y el gaucho, los cuales univerzalizados por la manera como sobreviven a la miseria presente en sus tierras (sertão y pampa) refuerzan la relación intercultural Brasil y Argentina. La grande cuestión a ser respondida es cuánto de esos iconos y de qué manera aún están en el imaginario de la cultura brasileña y argentina na pos modernidad y como esas culturas buscan en este mito regional su identidad fragmentada. Pese a que se sepa que estos mitos no surgieron en cine, fue en este medio de comunicación que ellos adquirieron una fuerza más grande en el imaginario popular ya que el cine desarrolla un papel fundamental en la reafirmación y también formación de la identidad de una cultura por producir imágenes seductoras y súper expuestas.
Data de publicação: 
25-Mai-2016
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Cinema
  • Literatura
  • Mito
  • Identidade
  • Cangaço e gaucho
  • Cine
  • Identidad
  • Cangaço y gaucho
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/141885
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.