Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142223
Título: 
Educação das relações étnico-raciais: processo de ensino aprendizagem
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2176-9761
Financiador: 
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Resumo: 
  • The experience reported here is part of the ongoing project entitled "Teaching process learning in education of ethnic-racial relations: planning and teaching resources" which aims to encourage observation and insertion activities intentionally directed to the education of ethnic-racial relations. means for Education of race relations the teaching and learning process involving different groups which are established exchanges of knowledge, respect and appreciation of each culture. The activities are being developed by Initiation Project fellows teaching of UNESP, educational Center in fundamental education schools, early years. The focus of the research takes place particularly in the pedagogical practices developed by teachers and the various ways that students use to learn. From these observations are proposed activities aimed at monitoring and inclusion in the planning and organization of teaching-learning materials that contribute to the development of a dedicated Education for racial ethnic diversity.
  • A experiência aqui relatada faz parte do projeto em andamento intitulado “Processo de ensino -aprendizagem na Educação das Relações étnicoraciais: planejamento e recursos didáticos” que tem como objetivo incentivar a observação e inserção de atividades intencionalmente dirigidas à educação das relações étnico-raciais. Entende-se por Educação das relações raciais o processo de ensino-aprendizagem que envolve diferentes grupos onde se estabelecem trocas de conhecimentos, respeito e valorização de cada cultura. As atividades estão sendo desenvolvidas por bolsistas do Programa Núcleo de Ensino da UNESP em escolas de Ensino fundamental, anos iniciais. O foco da investigação se dá em especial nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e nas diversas maneiras que os alunos utilizam para aprender. A partir dessas observações são propostas atividades que visem o acompanhamento e inserção no planejamento e organização de materiais didático-pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento de uma Educação voltada para a diversidade étnico racial.
Data de publicação: 
21-Set-2015
Citação: 
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
Duração: 
1-5
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Education
  • Education of race relations
  • Pedagogical practices
  • Learning education
  • Educação
  • Educação das relações raciais
  • Práticas pedagógicas
  • Ensino aprendizagem
Fonte: 
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1291
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/142223
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.