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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142553
Título: 
Prevenção e acompanhamento de úlceras por pressão em idosos institucionalizados: relato de experiência
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
2176-9761
Financiador: 
Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
Resumo: 
  • The Brazilian population ageing is characterized by corresponding population of 13% of the total population, of which 1% is in long-stay institutions (LTC) for the elderly. The risk for the development of pressure ulcers (PU) in the elderly in LTC is 62.5% and the prevalence of 7.3%. Health professionals working in LTCs should be well trained for the care of patients at risk or affected by PU. Objective: To develop capacity in nursing graduate students in prevention, classification, treatment, development and monitoring of PU using participatory teaching methodology and fieldwork and provide updated education to nursing professionals who work at LTC in a city of São Paulo State. Results: The proposal developed by the survey phase demands, planning, execution and participatory evaluation. The upgrade program encompassed the theme for the following content approach: Prevention and risk factors for PU; Forms of assessment and evolution of the wound; Monitoring and treatment of PU; Nutrition in geriatrics and geriatric and gerontological instruments in the evaluation. Conclusion:The project enabled the implementation of intersectoral actions between the university and the LTC focusing on specificities and care demands of the elderly population. It was found that the university extension activities allowed the development of citizenship, allowing the university to fulfill its social function and providing satisfaction and benefits to all its participants.
  • O processo de envelhecimento da população brasileira caracteriza-se por população correspondente a 13% da população total, sendo que 1% está em instituições longa permanência para idosos (ILPI). O risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão (UPP) em idosos em ILP é de 62.5% e a prevalência de 7.3%. Profissionais de saúde que atuam em ILPIs devem ser bem treinados para o cuidado de pacientes sob risco ou acometidos por UPP. Objetivo: Capacitar alunos de graduação em enfermagem em prevenção, classificação, tratamento, evolução e monitoramento de UPP utilizando metodologia de ensino participativa e trabalho de campo e proporcionar atualização do tema aos profissionais de enfermagem atuantes em asilo para idosos em cidade do interior paulista. Resultados: A proposta desenvolveu-se pelas fases de levantamento de demandas, planejamento, execução e avaliação participativas. O programa de atualização abarcou a temática pela abordagem dos seguintes conteúdos: Prevenção e fatores de risco para UPP; Formas de avaliação e evolução da ferida; Acompanhamento e tratamento das UPP; Nutrição em geriatria e Instrumentos na avaliação geriátrica e gerontológica. Conclusão: O projeto permitiu a concretização de ações intersetoriais entre a universidade e a ILPI com foco nas especificidades e demandas de cuidado da popula- ção idosa. Verificou-se que as atividades de extensão universitária permitiram o desenvolvimento de ações de cidadania, permitindo à universidade o cumprimento de sua função social e proporcionando satisfação e benefícios a todos os seus participantes.
Data de publicação: 
2-Set-2015
Citação: 
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
Duração: 
1-5
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Pressure ulcers
  • Long-stay institution for the elderly
  • Education in nursing
  • Úlcera por pressão
  • Instituição de longa permanência para idosos
  • Educação em enfermagem
Fonte: 
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/1733
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/142553
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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