Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/142679
Título: 
Efeitos de um programa de atividade física adaptada nos parâmetros de saúde e de aptidão física em indivíduos com deficiência intelectual
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
ISSN: 
2176-9761
Financiador: 
  • Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo: 
  • Individuals with intellectual disabilities (ID) are at greater risk to develop health problems when compared to individuals without disabilities. Low physical activity levels in their daily lives can worsen these problems and compromise their health. The purpose of this study was to assess the cardiorespiratory fitness levels of ID participants in a university outreach adapted physical activity program (Proefa) using a longitudinal follow up. Proefa works using inclusive and developmental approaches and follows two principles: maximum participation and opposition to sedentary practices.
  • Indivíduos com deficiência intelectual (DI) possuem maior tendência a ter problemas de saúde quando comparados a indivíduos sem deficiência. A ausência da prática de atividade física na rotina desses indivíduos pode contribuir para antecipar o aparecimento de problemas tais como hipertensão e obesidade e comprometer sua qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de saúde e de aptidão física cardiorrespiratória dos participantes de um programa de extensão universitária de educação física adaptada (Proefa) através de uma avaliação longitudinal. O Proefa trabalha dentro das abordagens inclusiva e desenvolvimentista e propõe a aplicação de dois princípios: máxima participação e oposição à prática sedentária.
Data de publicação: 
16-Set-2015
Citação: 
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.
Duração: 
1-5
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Adapted physical activity
  • Intellectual disability
  • Inclusion
  • Atividade física adaptada
  • Deficiência intelectual
  • Inclusão
Fonte: 
http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/405
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/142679
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.