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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143261
Título: 
Espaço Livre: Rede de Educação Ambiental (REA)
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1679-4605
Resumo: 
Introdução: A reflexão crítica diante dos padrões de consumo e da geração de resíduos está intimamente ligada à qualidade de vida da população, diferindo em aspectos econômicos, educacionais, motivacionais e socioambientais. Independente do contraste social, essa problemática requer o conhecimento de suas causas e efeitos, para nortear ações efetivas de toda a sociedade.mFundamentado na educação ambiental, o projeto “Espaço Livre” – Rede de Educação Ambiental, da Unesp Sorocaba, está comprometido em orientar as suas atividades e estratégias. O intuito é estimular a valorização desse entendimento, promovendo a mudança de visões sobre quando o “lixo” é “lixo” e quando precisar é diferente de querer. Objetivos: Este projeto visa propiciar mudanças de comportamento através da sensibilização, apresentando soluções práticas voltadas para o consumo consciente e a reutilização criativa de materiais recicláveis, como uma alternativa eficaz, barata e rentável, sendo a comunicação essencial nesse processo. Métodos: Atuando em escolas, empresas e demais ambientes sociais, será criado em atividades e oficinas, um “Espaço Livre de Convivência” composto de murais temáticos, bancos e outros utensílios, para proporcionar de forma organizada a integração entre pessoas, setores e informações de interesse, funcionando como o principal veículo livre de articulação de ações. As estratégias irão favorecer a democratização da informação ambiental como ferramenta transformadora, ou seja, a REA pretende transmitir o conhecimento em diversas questões socioambientais. Resultados: Os integrantes da REA, sob orientação do bolsita proex, realizaram o levantamento bibliográfico e definiram os temas a serem trabalhados: cidadania e meio ambiente, recursos naturais, geração de resíduos, comunicação e implantação da coleta seletiva. Foi desenvolvido um manual orientador, que apresenta a metodologia aplicada contemplando: apresentação do tema, quebra-gelo, contextualização, dinâmica, construção, avaliação e continuidade. Assim, o intuito é fortalecer o poder de iniciativa para implantar, planejar, articular, organizar, construir e estabelecer a dinâmica do seu Espaço Livre. O projeto será aplicado junto: à capacitação em educação ambiental para professores da rede municipal dos oito municípios que compreendem a APA de Itupararanga, financiada pela CBA, ao programa institucional do MEC, Com Vida, com alunos de sexta série, e na instituição de ensino privado Senac Sorocaba, com jovens de 16 a 18 anos de idade. Aspira-se com a realização do projeto, avaliar o reconhecimento da necessidade da comunicação no processo de formação da consciência ambiental, com relação a abertura, o incentivo e o potencial de formação de agentes multiplicadores nas diversas instituições e públicos.
Data de publicação: 
2007
Citação: 
Revista Ciência em Extensão, v. 3, n. 1, p. 34, 2007.
Duração: 
34
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Fonte: 
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/226
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143261
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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