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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143547
Title: 
Promov- aprendizagem esportiva escolar: um caminho para o desenvolvimento integral
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
O esporte como forma de manifestação da cultura corporal de movimento é de significativo e amplo reconhecimento social. O Brasil, por sua densidade demográfica, dispõe de inúmeros talentos desportivos ocultos. No entanto, atualmente evidenciam-se notáveis limitações quanto às práticas de Educação Física Escolar. Acredita-se na importância da articulação de conhecimentos teóricos e práticos, especialmente, no que se refere à atividade física na fase de desenvolvimento motor infantil. O presente projeto de extensão universitária objetivou desenvolver competências que venham a despertar o gosto e as habilidades pela prática esportiva regular, além de uma população praticante e consciente de gestos esportivos, visando um aumento significativo em seu repertório motor, que temos como base para um desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social adequados. Os beneficiários advêm da escola municipal Geraldo Arone, localizada no bairro Fortunato Rocha Lima, na cidade de Bauru em São Paulo. São no total 40 crianças, divididas em grupo de dez crianças por faixas etárias, de sete a dez anos. São de classe social menos favorecida economicamente e apontada pela Secretaria de Educação da cidade de Bauru como sendo a escola municipal com maior defasagem no âmbito da educação física escolar. A metodologia de trabalho baseia-se na obra de Le Boulch (1980) sob diretrizes de trabalho como lateralidade, equilíbrio, localização espacial, orientação temporal, relação espaço-tempo além de certas questões sócio-educativas como autonomia, cooperação, responsabilidade, entre outras, constatadas nas necessidades dos alunos sob análise no início do projeto. As aulas possuem caráter fundamentalmente lúdico. Os resultados até agora apresentados vêm demonstrando mudanças significativas não apenas de caráter motor, mas principalmente nos âmbitos social e afetivo, observadas nas relações aluno-aluno e professor-aluno. Conclui-se que apesar das dificuldades apresentadas como violência e ausência de base familiar, constatadas pela realidade dos problemas de ordem política e social do país, revelou-se a importância de um trabalho diferenciado através de objetivos claros e amplo planejamento. Além disso, o trabalho caracterizou-se como peça importante dentro da universidade, possibilitando a aproximação desta instituição com uma parcela da população deficitária sob diversos aspectos.
Issue Date: 
2005
Citation: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 232
Time Duration: 
232
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Source: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143547
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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