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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/143629
Título: 
Formação de professores, tecnologias de informação e comunicação, e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e contextualizados
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
O projeto de extensão universitária O uso da Informática na Educação e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e contextualizados tem capacitado, desde 1999, professores do ensino fundamental e médio para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino e aprendizagem através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, envolvendo alunos dos cursos de Licenciatura da FCT/Unesp. Nos últimos três anos, as atividades estiveram voltadas, predominantemente, para as TIC e o ensino de Geometria. capacitar professores do ensino fundamental e médio de escolas de Presidente Prudente e região para proporem e desenvolveram com seus alunos projetos interdisciplinares, significativos e contextualizados, de forma a integrar nestes projetos conteúdos curriculares e extra-curriculares, utilizando o computador, segundo a abordagem construcionista. A partir de uma avaliação diagnóstica sobre as dificuldades que os professores têm relativamente aos conteúdos de Geometria, ocorre a capacitação, que contempla a aprendizagem de conceitos geométricos e de recursos computacionais, análise de softwares educacionais, as diferentes abordagens de uso do computador na educação, interdisciplinaridade e metodologia de projetos. Os professores desenvolvem atividades com alunos das escolas em que atuam, vivenciando a dinâmica ação-reflexão-ação, visando a incorporação do computador à sua prática docente. A reflexão sobre cada ação permite rever e depurar constantemente o processo ensino e aprendizagem. O projeto envolveu, até o momento, mais de cem professores das escolas de Presidente Prudente e região, atingindo cerca de 2500 alunos em projetos que tiveram como tema, dentre outros, a água, o lixo, o meio ambiente escolar, terrenos baldios, poluição sonora, garrafas PET, nascente de rio, poluição de córrego, construção de pipas, caça ao tesouro, construção de planta baixa e ladrilhamento. O trabalho com o ensino e aprendizagem de Matemática tem mostrado aos alunos da graduação e professores, a possibilidade de um trabalho interdisciplinar e contextualizado, explorando conceitos a partir de projetos que têm significado para os alunos. Com esta abordagem, entendemos estar contribuindo para superar as dificuldades de aprendizagem matemática, tão evidentes nos dias atuais, reveladas pelas mais diversas avaliações. Além disso, a utilização dos computadores no desenvolvimento das ações desse projeto tem auxiliado a prática de novos valores e resgate de outros tão importantes como a compreensão, a responsabilidade, a competência e a cidadania, indispensáveis ao exercício profissional dos atuais professores e dos licenciandos em Matemática, futuros professores do Ensino Fundamental e Médio.
Data de publicação: 
2005
Citação: 
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 089
Duração: 
089
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Fonte: 
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/143629
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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