Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144000
- Title:
- O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental
- Claro, Karina Ambrosio
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Se é por meio do silêncio que a dominação se faz presente como prática domesticadora, através do poder apassivador de uma educação bancária, podemos e devemos nos apropriar de uma educação libertária no sentido da emancipação e empoderamento de nós, sujeitos ativos e conscientes de nossa realidade. Foi partindo dessa forte perspectiva de resistência trazida por Paulo Freire que percebemos a Agroecologia como tema apropriado para ser tratado pela Educação Ambiental (EA), gerador de ação-reflexão-ação diante de uma problemática hegemônica, e que dessa maneira tornou-se ponto de partida para a reflexão deste trabalho. Considerando a importância de abordarmos o tema da agroecologia em trabalhos de EA, realizar pesquisas do tipo estado da arte, buscando documentos oriundos da produção acadêmica, ou seja, dissertações e teses, nos permite verificar se e como esta relação vem sendo feita por pesquisadores e educadores interessados na EA, e quais considerações têm sido levantadas a esse respeito. Mapeando e analisando essa produção, através da investigação de seus documentos, temos a possibilidade de identificar as tendências presentes nesses trabalhos, ou discussões e abordagens que ainda estão ausentes. Os dados que constituíram o corpus documental de nossa pesquisa foram encontrados no banco de dados do projeto Earte que objetiva mapear o estado da arte da pesquisa em EA no país. Coletamos os trabalhos relacionados com a Agroecologia até o ano de 2009, sendo os dados posteriormente sistematizados e codificados através da análise de conteúdo. De maneira geral, percebemos que a agroecologia ainda é pouco associada a processos educativos ambientais no sentido da emancipação dos indivíduos; quando aparece em contextos formativos, vem arraigada a uma perspectiva tecnicista que impede a aproximação de discussões que promovam a ação-reflexão-ação que idealizamos em nosso trabalho. Além da...
- 2016
- CLARO, Karina Ambrosio. O tema agroecologia em teses e dissertações brasileiras de educação ambiental. 2016. 79 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.
- 79 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Educação ambiental
- Ecologia agrícola
- Teses
- Segurança alimentar
- Pesquisa bibliografica
- Critica
- Emancipação
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144000
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.