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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/144390
Title: 
Palimpsestos: a memória, a mulher e a construção ficcional em Montserrat Roig
Other Titles: 
  • Palimpsestos: memory, women and fictional contruction in Montserrat Roig
  • Palimpsestos: la memoria, la mujer y la construcción ficcional en Montserrat Roig
Author(s): 
Oliveira, Katia Aparecida da Silva
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Sponsorship Process Number: 
CAPES: 99999.010739/2014-09
Abstract: 
  • A trilogia de romances da escritora catalã Montserrat Roig (1946-1991) composta por Ramona, adéu (1972), El temps de les cireres (1978) e L’hora violeta (1980) (traduzidos para o espanhol como Ramona, adiós, Tiempo de cerezas e La hora violeta) pode ser compreendida como a representação de seu projeto literário, colocando em evidência sua visão sobre o papel da literatura e a importância do registro e preservação da memória. Considera-se que tais obras, que concentram suas narrativas no período que compreende o final do século XIX até os primeiros anos da transição espanhola, recuperam memórias coletivas (HALBWACHS, 1990) relacionadas a esses anos da história barcelonesa, dando visibilidade a um passado silenciado durante a ditadura e voz a grupos marginalizados, em especial as mulheres. A trilogia integra, assim, junto a um passado que havia sido emudecido, a história das mulheres, reivindicada a partir dos movimentos feministas como forma de empoderamento. Da mesma forma que a recuperação do passado permite que o povo reconheça sua própria história e se veja nela, a escrita da história das mulheres permite reconhecer a sua participação histórica, revelando protagonismos e promovendo o auto-conhecimento. Às manifestações da memória inscritas nas obras, soma-se a memória literária (SAMOYAUT, 2008), representada a partir da intertextualidade que compõe os romances. A trilogia revela também um processo de construção que se insere na definição de metaficção historiográfica (HUTCHEON, 1991), um processo de revisão da história a partir da literatura, que promove a autorreflexão sobre o passado e sobre a própria obra literária. Ademais, Roig insere nos romances elementos autoficcionais, evidenciando o processo de elaboração literária e a relação do autor com sua produção. Dessa forma, pretende-se demonstrar que a trilogia é formada por uma complexa rede de sentidos que representa o projeto literário de Roig, destacando sua preocupação com a preservação da memória e sua visão da literatura como um instrumento social, capaz de representar, preservar e propagar a identidade, o passado e as leituras de mundo criadas pelo ser humano, promovendo a reflexão sobre a realidade e inspirando mudanças sobre ela.
  • The Catalan writer Montserrat Roig’s trilogy composed by Ramona adéu (1972), El temps de les cireres (1978) and L’hora violeta (1980) (translated into Spanish as Ramona, adiós, Tiempo de cerezas and La hora violeta) can be understood as the representation of her literary project in order to highlight her vision about the role of the literature and the importance of the record and preservation of the memory. These literary works, which focus their narratives in the period that comprehends the end of the 19th century until the first years of the Spanish transition, recover collective memory (HALBWACHS, 1990) related to these years of the Barcelona’s history, providing visibility to a silenced past during the dictatorship and giving voice to marginalized groups, especially the women. The trilogy integrates, thus, with a silenced past, the history of women claimed from the feminist movement as a form of empowerment. In the same way that the recovery of the past allows people to recognize their own history and see themselves in it, the writing of the women’s history allows to recognize their participation in history, which reveals protagonism and promotes self-knowledge. To the manifestations of memory registered in the work is added the literary memory (SAMOYAUT, 2008) represented from the intertextuality that compounds the novels. The trilogy also discloses a process of construction which is inserted in the historiographical metafiction definition (HUTCHEON, 1991), a process of history view from the literature, which provides the self-reflection about the past and the literary work itself. Moreover, Roig inserts in the novels self-fictional elements, which evidences the literary elaboration process and the writer relation with her production. In this way, it is intended to evince that the trilogy is formed by a complex web of meanings that represents Roig’s literary project, highlighting her concern about the preservation of the memory and her vision about literature as a social instrument, able to represent, preserve and propagate the identity, the past and the world’s readout created by a human being, providing the reflection about the reality and inspiring changes about it.
  • La trilogía de novelas de la escritora catalana Montserrat Roig (1946-1991) compuesta por Ramona, adéu (1972), El temps de les cireres (1978) e L’hora violeta (1980) (traducidos al español como Ramona, adiós, Tiempo de cerezas y La hora violeta) puede ser comprendida como la representación de su proyecto literario, evidenciando su mirada sobre el papel de la literatura y la importancia del registro y preservación de la memoria. Se considera que tales obras, que concentran sus narrativas en el periodo que se extiende desde el final del siglo XIX hacia los primeros años de la transición española, recuperan memorias colectivas (HALBWACHS, 1990) relacionadas a esos años da historia barcelonesa, dando visibilidad a un pasado silenciado durante la dictadura y voz a grupos marginalizados, en especial las mujeres. La trilogía integra, así, junto a un pasado que había sido enmudecido, la historia de las mujeres, reivindicada a partir de los movimientos feministas como forma de empoderamento. De la misma manera, como la recuperación del pasado permite que la población reconozca su propia historia y se mire en ella, la escritura de la historia de las mujeres permite reconocer su participación histórica, revelando protagonismos y promoviendo el auto-conocimiento. A las manifestaciones de la memoria inscritas en las obras, se suma la memoria literaria (SAMOYAUT, 2008), representada a partir de la intertextualidad que compone las novelas. La trilogía revela también un proceso de construcción que se insiere en la definición de metaficción historiográfica (HUTCHEON, 1991), un proceso de revisión de la historia a partir da literatura, que promueve el autorreflexión sobre el pasado y sobre la propia obra literaria. Además, Roig insiere en las novelas elementos autoficcionales, evidenciando el proceso de elaboración literaria y la relación del autor con su producción. De tal manera, se pretende demostrar que la trilogía es formada por una compleja red de sentidos que representa el proyecto literario de Roig, destacando su preocupación con la preservación de la memoria y su visión de la literatura como un instrumento social, capaz de representar, preservar y propagar la identidad, el pasado y las lecturas de mundo creadas por el ser humano, promoviendo la reflexión sobre la realidad e inspirando transformaciones para ella.
Issue Date: 
12-Sep-2016
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Memória coletiva
  • História das mulheres
  • Feminismo
  • Metaficção historiográfica
  • Montserrat Roig
  • Collective memory
  • Women’s history
  • Feminism
  • Historiographical metafiction
  • Memoria colectiva
  • Historia de las mujeres
  • Metaficción historiográfica
URI: 
Access Rights: 
Acesso restrito
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/144390
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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