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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/15412
Título: 
Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia
Título alternativo: 
Knowledge regarding oral health among graduates in Education
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
ISSN: 
1981-7746
Resumo: 
  • Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. de um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.
  • This study aimed to investigate the opinions and knowledge on oral health among 2009 graduates in Education at the city of Araçatuba (state of São Paulo). To this end, a semi-structured interview was carried out to address the views of the students about education in oral health and their know-ledge concerning aspects related to tooth decay, to Preventive Dentistry, and Dentistry in early childhood. of a universe of 120 students, 92 (76.6%) agreed to participate in the study. of these, 86.8% of the students believe that the teacher should act as an educator in oral health, and 92.4% consider it important to integrate with healthcare professionals. Nine percent and 34.8%, respectively, provided correct answers about the concepts of dental plaque and cavities. on the appearance of cavities and about the possibility of having healthy teeth for life, 67% and 83.7%, responded correctly, respectively. Graduates in Education have positive opinions regarding Education in Oral Health; however, they have insufficient know-ledge on the subject, particularly considering they will be future teachers and opinion leaders.
Data de publicação: 
1-Nov-2012
Citação: 
Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 10, n. 3, p. 453-462, 2012.
Duração: 
453-462
Publicador: 
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Palavras-chaves: 
  • saúde escolar
  • saúde bucal
  • educação em saúde
  • professores
  • school health
  • oral health
  • Education in Health
  • teachers
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462012000300006
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/15412
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/15412
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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