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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/20659
- Title:
- Nível de escolaridade não influencia nível de atividade física em idosos
- Schooling does not influences physical activity level in older people
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1980-6574
- A funcionalidade básica e o nível de atividade física são comumente prejudicados pelo envelhecimento, e podem ser influenciados pelos sintomas depressivos, estado cognitivo global e nível de escolaridade. Objetivo: analisar relação entre escolaridade e funcionalidade básica, nível de atividade física, sintomas depressivos e estado cognitivo global em idosos fisicamente ativos. Método: 53 idosos fisicamente ativos de ambos os gêneros responderam ao Questionário Baecke de Nível de Atividade Física, Escala Katz de Funcionalidade Básica, Mini-Exame do Estado Mental e Escala Geriátrica de Depressão. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: encontrou-se correlação significativa apenas entre escolaridade e estado cognitivo global; nível de atividade física, funcionalidade básica e sintomas depressivos não se correlacionaram significativamente com a escolaridade. Conclusão: a escolaridade não influenciou o nível de atividade física, funcionalidade básica ou sintomas depressivos, mas correlacionou-se com o estado cognitivo global, conforme descrito pela literatura, exercendo uma função protetora.
- Basic functionality and physical activity level are commonly impaired by aging, and can be influenced by depressive symptoms, global cognitive state and schooling. Purpose: to analyze relationship between schooling and basic functionality, physical activity level, depressive symptoms and global cognitive state in physically active older people. Method: 53 physically active older people, both genders, answered to Physical Activity Level Baecke Questionnaire, Katz Scale of Basic Functionality, Mini-Exam of State Mental and Geriatric Depressive Scale. It was used Spearman coefficient of correlation (p<0,05). Results: it was found significant correlation only between schooling and global cognitive state; physical activity level, basic functionality and depressive symptoms did not correlate to schooling. Conclusion: schooling did not influence physical activity level, basic functionality or depressive symptoms, but it correlated to global cognitive state, according with literature, exerting a protective function.
- 1-Mar-2011
- Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 17, n. 1, p. 202-208, 2011.
- 202-208
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Atividade motora
- Idoso
- Cognição
- Educação
- Motor activity
- Aged
- Cognition
- Education
- http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n1p202
- http://hdl.handle.net/11449/20659
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/20659
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