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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/20659
Title: 
Nível de escolaridade não influencia nível de atividade física em idosos
Other Titles: 
Schooling does not influences physical activity level in older people
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1980-6574
Abstract: 
  • A funcionalidade básica e o nível de atividade física são comumente prejudicados pelo envelhecimento, e podem ser influenciados pelos sintomas depressivos, estado cognitivo global e nível de escolaridade. Objetivo: analisar relação entre escolaridade e funcionalidade básica, nível de atividade física, sintomas depressivos e estado cognitivo global em idosos fisicamente ativos. Método: 53 idosos fisicamente ativos de ambos os gêneros responderam ao Questionário Baecke de Nível de Atividade Física, Escala Katz de Funcionalidade Básica, Mini-Exame do Estado Mental e Escala Geriátrica de Depressão. Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: encontrou-se correlação significativa apenas entre escolaridade e estado cognitivo global; nível de atividade física, funcionalidade básica e sintomas depressivos não se correlacionaram significativamente com a escolaridade. Conclusão: a escolaridade não influenciou o nível de atividade física, funcionalidade básica ou sintomas depressivos, mas correlacionou-se com o estado cognitivo global, conforme descrito pela literatura, exercendo uma função protetora.
  • Basic functionality and physical activity level are commonly impaired by aging, and can be influenced by depressive symptoms, global cognitive state and schooling. Purpose: to analyze relationship between schooling and basic functionality, physical activity level, depressive symptoms and global cognitive state in physically active older people. Method: 53 physically active older people, both genders, answered to Physical Activity Level Baecke Questionnaire, Katz Scale of Basic Functionality, Mini-Exam of State Mental and Geriatric Depressive Scale. It was used Spearman coefficient of correlation (p<0,05). Results: it was found significant correlation only between schooling and global cognitive state; physical activity level, basic functionality and depressive symptoms did not correlate to schooling. Conclusion: schooling did not influence physical activity level, basic functionality or depressive symptoms, but it correlated to global cognitive state, according with literature, exerting a protective function.
Issue Date: 
1-Mar-2011
Citation: 
Motriz: Revista de Educação Física. Universidade Estadual Paulista, v. 17, n. 1, p. 202-208, 2011.
Time Duration: 
202-208
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Atividade motora
  • Idoso
  • Cognição
  • Educação
  • Motor activity
  • Aged
  • Cognition
  • Education
Source: 
http://dx.doi.org/10.5016/1980-6574.2011v17n1p202
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/20659
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/20659
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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