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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/22126
Título: 
Professor de língua estrangeira para crianças: conhecimentos teórico-metodológicos desejados
Título alternativo: 
Teachers of english to young learners: expected theoretical and methodological knowledge
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0103-1813
Resumo: 
  • Tem aumentado o interesse pelo domínio da língua inglesa como ferramenta de comunicação para inclusão no mundo globalizado, bem como a oferta de seu ensino para crianças (CAMERON, 2001; PINTER, 2006). Neste texto, buscamos refletir acerca da formação do docente para atuar junto a esse público em especial. Trazemos sugestões de mudanças no processo vigente, que venham ao encontro das necessidades contemporâneas (SACRISTÁN, 2006; LIBÂNEO, 2006), mediante a visão de cinco professoras que lecionam língua inglesa para crianças em um município matogrossense. Os dados fazem parte de um estudo qualitativo e foram gerados por meio de entrevistas individuais e sessões reflexivas coletivas entre o grupo de docentes e a pesquisadora. Com base em seus dizeres, apresentamos os conhecimentos teórico-metodológicos adquiridos e os desejados, e algumas características peculiares a esses docentes (SPADA, 2004). São abordadas, também, algumas dificuldades encontradas e a importância da experiência para o desenvolvimento da docência. A formação é entendida como contínua, com caráter coletivo, colaborativo e reflexivo (PORTO, 2004; IMBERNÓN, 2005; PIMENTA e GHEDIN, 2005), possibilitando ao docente desenvolver ação investigativa de sua prática pedagógica.
  • The interest for the domain of the English Language (EL) to young learners is increasing. It is considered a communication tool for inclusion in a globalized world (CAMERON, 2001; PINTER, 2006). The article aims at discussing the development of teachers for this specific context. Some suggestions of changes in the current process are mentioned, so that it meets the contemporary needs (SACRISTÁN, 2006; LIBÂNEO, 2006). They show points of view of five teachers that teach EL for children in a city in Mato Grosso State. The data are part of a qualitative study and to collect them, individual interviews and collective reflexive sessions were used with the teachers' group and the researcher. Based on what these teachers stated, we present some theoretical- methodological information acquired by them and the ones aimed as well as some peculiar characteristics required to teach children (SPADA, 2004). Some difficulties and the importance of the experience to development the teaching practice are also underlined. The formation is understood as continuous with collective, collaborative and reflective character (PORTO, 2004; IMBERNÓN, 2005; PIMENTA e GHEDIN, 2005). That kind of formation gives the opportunity to teachers to develop an investigative action in their pedagogical practice.
Data de publicação: 
1-Dez-2009
Citação: 
Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 48, n. 2, p. 333-351, 2009.
Duração: 
333-351
Publicador: 
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada
Palavras-chaves: 
  • formação docente
  • processo ensino-aprendizagem
  • língua inglesa para crianças
  • teaching staff formation
  • teaching- learning process
  • English language for children
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132009000200010
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/22126
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/22126
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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