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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/26496
Título: 
O registro escrito da nasalidade em crianças de educação infantil
Título alternativo: 
Written register of nasality in preschool children
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Secretaria de Saúde do Distrito Federal
ISSN: 
1516-8034
Financiador: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo: 
  • OBJETIVO: Verificar como crianças na série final da educação infantil registram a nasalidade em sua escrita, observando esses registros em função das posições silábicas de ataque e coda e também em função das classes fonológicas envolvidas nos casos de substituições. MÉTODOS: O material utilizado foi proveniente de atividade escrita realizada com 19 crianças matriculadas no nível Pré-III da educação infantil. Realizou-se um jogo de adivinhação, no qual elas deveriam escrever o nome de 24 frutas. Dessas, 15 possuíam contexto de nasalidade. A análise teve como parâmetro principal a posição silábica dos grafemas nasais. RESULTADOS: A maioria das crianças registrou a nasalidade na escrita, sendo a quantidade de registro maior na posição de ataque silábico. No ataque, houve maior número de registros convencionais enquanto que na coda prevaleceram registros não-convencionais. As substituições ocorreram preferencialmente entre grafemas que remetiam à classe das sonorantes. CONCLUSÃO: É alta a relevância dos constituintes da sílaba para a caracterização dos pontos de menor e de maior dificuldade da aquisição da escrita da nasalidade. É também relevante o resgate que as crianças fazem de características fonético-fonológicas semelhantes entre os grafemas nasais que elas substituem e aqueles pelos quais são substituídos.
  • PURPOSE: To verify how children in the last year of preschool register nasality in their writing, observing these registers regarding syllabic positions of onset and coda, as well as the phonological classes involved in substitution cases. METHODS: The material used came from a writing activity conducted with 19 children enrolled in the last level of preschool. It was carried out a guessing game, in which children should write the names of 24 fruits. Fifteen of those names showed nasality context. The main parameter for analysis was the syllabic position of nasal graphemes in Portuguese. RESULTS: Most children wrote down the nasality, with more occurrence in syllable onset position. In this position there was a higher number of conventional registers, while in coda position the non-conventional registers prevailed. Substitutions occurred mainly among graphemes that corresponded to the sonorants class. CONCLUSION: The relevance of syllabic constituents is high for the characterization of the points of lowest and highest difficulty in the acquisition of nasality in writing. It is also relevant how children retrieve phonetic-phonological similarities among nasal graphemes that they substitute and those that are substituted.
Data de publicação: 
1-Dez-2011
Citação: 
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 16, n. 4, p. 405-411, 2011.
Duração: 
405-411
Publicador: 
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Palavras-chaves: 
  • Escrita manual
  • Linguagem infantil
  • Aprendizagem
  • Educação infantil
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Handwriting
  • Child language
  • Learning
  • Child teaching
  • Language development
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342011000400007
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/26496
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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