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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29887
Título: 
A importância da rapidez de atendimento em supermercados: um estudo de caso
Título alternativo: 
The importance of quick responsiveness in supermarkets: a case study
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Matemática, Estatística e Computação
ISSN: 
0104-530X
Resumo: 
  • Neste trabalho, analisam-se algumas causas pelas quais clientes frequentam um supermercado, tais como: preço de produtos, localização do estabelecimento, rapidez de atendimento, qualidade de atendimento, variedade de produtos, estacionamento e outras. Por meio de análise estatística multivariada, foi verificada a relevância de cada causa em contraste com as outras, ou seja, a importância relativa de cada uma. Assim, pôde-se observar que a rapidez de atendimento desempenha um papel importante em relação às demais para o nível de serviço dos clientes. Utilizando-se análise de agrupamentos hierárquicos de variáveis e análise de correspondência, associaram-se causas em grupos e relacionaram-se causas a alguns fatores, como, por exemplo, escolaridade dos clientes, sendo esta uma observação interessante por existir, no Brasil, uma relação significativa entre renda e escolaridade. A coleta de dados foi realizada em um supermercado no interior de São Paulo e, desta forma, os resultados baseiam-se em um estudo de caso, tendo limitações inferenciais.
  • In this study we analyze some reasons by which customers go to supermarkets regularly such as: price of products, establishment location, quick responsiveness, quality of service, variety of products, parking lot, and others. Using multivariate statistical analysis, the relevance of each reason in contrast with others, and their relative importance were verified. As a result, it was observed that quick responsiveness has an important role compared to others for the customer service level. Through the hierarchical cluster and correspondence analysis, it was possible to associate reasons with groups and reasons with factors. The level of the customers' education was associated with the factors that lead them to go regularly to the place. This is an interesting observation since in Brazil there is a significant relationship between income and education. The study was carried out in a supermarket in São Paulo State; therefore, this is a case study thus presenting inferential limitations.
Data de publicação: 
1-Mar-2009
Citação: 
Gestão & Produção. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), v. 16, n. 1, p. 1-14, 2009.
Duração: 
1-14
Publicador: 
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chaves: 
  • Supermercados
  • Rapidez de atendimento
  • Análise de agrupamentos
  • Análise de correspondência
  • Supermarkets
  • Quick responsiveness
  • Cluster analysis
  • Correspondence analysis
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2009000100002
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29887
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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