Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/29908
Título: 
Desempenho de escolares em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita
Título alternativo: 
Students' performance in phonological awareness, rapid naming, reading, and writing
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0104-5687
Financiador: 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Resumo: 
  • TEMA: consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares de ensino público com dificuldades de aprendizagem. OBJETIVO: caracterizar e comparar o desempenho de escolares com e sem dificuldades de aprendizagem do ensino público municipal em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita. MÉTODO: participaram deste estudo 60 escolares de 2ª a 4ª séries de escola de ensino público municipal, distribuídos em 6 grupos, sendo cada grupo composto por 10 escolares, divididos em 3 subgrupos de escolares sem dificuldades de aprendizagem e 3 subgrupos de escolares com dificuldades de aprendizagem. Como procedimentos, foram realizadas provas de: nomeação automática rápida, consciência fonológica e leitura oral e escrita sob ditado. RESULTADOS: os resultados deste estudo evidenciaram desempenho superior dos escolares sem dificuldades de aprendizagem em relação àqueles com dificuldades. Os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram maior relação velocidade/tempo em tarefas de nomeação e, consequentemente, desempenho inferior em tarefas de consciência fonológica e leitura e escrita de palavras isoladas quando comparados aos sem dificuldades de aprendizagem. CONCLUSÃO: os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram comprometimento na relação entre as capacidades de nomeação e automatização dos estímulos apresentados com a capacidade de acesso lexical, discriminação visual, frequência de uso dos estímulos e competição para a apresentação do menor tempo possível na nomeação dos códigos necessários para o estabelecimento do mecanismo de conversão fonema-grafema, exigido para a realização da leitura e escrita em um sistema alfabético como o Português.
  • BACKGROUND: phonological awareness, rapid naming, reading and writing in students with learning difficulties of a municipal public school. AIM: to characterize and compare the performance of students from public schools with and without learning difficulties in phonological awareness, rapid naming, reading and writing. METHOD: participants were 60 students from the 2nd to the 4th grades of municipal public schools divided into 6 groups. Each group was composed by 10 students, being 3 groups of students without learning difficulties and 3 groups with students with learning difficulties. As testing procedure phonological awareness, rapid automatized naming, oral reading and writing under dictation assessments were used. RESULTS: the results highlighted the better performance of students with no learning difficulties. Students with learning difficulties presented a higher ratios considering time/speed in rapid naming tasks and, consequently, lower production in activities of phonological awareness and reading and writing, when compared to students without learning difficulties. CONCLUSION: students with learning difficulties presented deficits when considering the relationship between naming and automatization skills, and among lexical access, visual discrimination, stimulus frequency use and competition in using less time for code naming, i.e. necessary for the phoneme-grapheme conversion process required in the reading and writing alphabetic system like the Portuguese language.
Data de publicação: 
1-Set-2010
Citação: 
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 22, n. 3, p. 239-244, 2010.
Duração: 
239-244
Publicador: 
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Palavras-chaves: 
  • Leitura
  • Escrita
  • Aprendizagem
  • Reading
  • Writing
  • Learning
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872010000300014
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/29908
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.