Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30222
- Title:
- Desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem
- Rendimiento cognitivo-lingüístico de estudiantes con trastornos de aprendizaje
- Cognitive-linguistic performance of students with learning disabilities
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1413-7372
- O estudo tem como objetivo caracterizar e comparar o desempenho cognitivo-linguístico de escolares com distúrbio de aprendizagem com escolares com bom desempenho acadêmico. Participaram 40 escolares de 8 a 12 anos de idade, de 2ª a 4ª séries do Ensino Fundamental de escolas municipais da cidade de Marília - SP, divididos em GI (escolares com bom desempenho acadêmico) e GII (escolares com distúrbio de aprendizagem). Como procedimento foi utilizado o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, versões coletiva e individual. Os resultados evidenciaram desempenho superior do GI em relação ao GII nas habilidades de leitura, escrita, velocidade de processamento, processamento auditivo e visual. Concluiu-se que o desempenho inferior do GII nas habilidades indica uma limitação no desempenho linguístico desses escolares se comparados com os do GI, exceto na habilidade de consciência fonológica, em que, os grupos apresentaram dificuldades semelhantes, sugerindo que essa dificuldade não seja específica de escolares com distúrbio de aprendizagem.
- El estudio tiene como objetivo caracterizar y comparar el rendimiento cognitivo-lingüístico de estudiantes con trastornos de aprendizaje con estudiantes con buen rendimiento académico. Los participantes fueron 40 niños escolares de 8 a 12 años de edad, de 2º a 4º grados de la escuela primaria de la ciudad de Marília-SP. Fueron divididos en GI (estudiantes con buen rendimiento académico) y GII (estudiantes con trastornos de aprendizaje). El procedimiento utilizado fue la prueba de rendimiento cognitivo-lingüístico, colectivo e individual. Los resultados sugieren desempeño superior del GI si comparado con GII en las habilidades de lectura, escrita, velocidad de procesamiento, procesamiento auditivo y visual. Conclusión: el rendimiento inferior de GII en las habilidades apuntando a una limitación en la actuación lingüística de los estudiantes frente al GI, excepto en la habilidad de consCiência fonológica, en que, los grupos tienen dificultades similares, lo que sugiere que esta dificultad no es específica de estudiantes con trastornos de aprendizaje.
- The study aims to characterize and to compare the cognitive-linguistic performance of students with learning disabilities with good academic performance. Forty students participated in this study, aged between 8 to 12 years old, from 2nd to 4th grades of elementary education in municipal schools in Marília-SP, divided into GI (good academic performance students) and GII (students with learning disabilities). As procedure we used the Test Cognitive-Linguistic Performance - collective and individual version. The results evidenced better performance of GI in relation to GII in skills of reading, writing, auditory processing, visual processing and processing speed. Conclusion: The lower performance of GII in skill indicates a limitation in the linguistic performance of these students compared to good academic performances, except in skill of phonological awareness, in which, the groups showed similar difficulties, suggesting that this difficulty is not specific to students with learning disabilities.
- 1-Mar-2011
- Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 16, n. 1, p. 131-137, 2011.
- 131-137
- Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
- Aprendizagem
- avaliação
- leitura
- Aprendizaje
- evaluación
- lectura
- Learning
- evaluation
- reading
- http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100015
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30222
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.