Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/30427
Título: 
Uma reflexão sobre o trabalho docente a partir da análise do conceito de crenças
Título alternativo: 
Reflections on scholar labour based on the belief concept analysis
Autor(es): 
Silva, Rita de Cassia da
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1414-9893
Resumo: 
  • Este texto é uma reflexão sobre as crenças do professor que condicionam sua ação cotidiana e influenciam/determinam seus saberes/ações, tanto para o sucesso como para o insucesso escolar. Conhecêlas e interpretá-las pode ser um caminho ou um movimento para a transformação do trabalho docente. A partir dos conceitos de crenças, cotidiano, não-cotidiano e alienação, analisamos um trabalho realizado em uma escola da rede de ensino público paulista. O trabalho se constituiu de uma assessoria a um grupo de professores. Foi possível uma reflexão sobre as crenças e a postura dos professores, reflexão essa que indica perspectivas de mudanças.
  • This text is a reflection about the teacher s values that condition his daily action and influence and determine his knowledge and actions, as for the success as for the school unsuccess. To know them and to interpret them can be a way or a movement for the transformation of the educational work. Starting from the concepts of values, daily, no-daily and alienation, we analyzed a work accomplished in a public school of São Paulo. The work was constituted of a technical counseling to a group of teachers. It was possible to make a reflection on the values and the teachers behavior. This reflection indicates the perspectives of changes.
Data de publicação: 
1-Jun-2003
Citação: 
Psicologia: Ciência e Profissão. Conselho Federal de Psicologia, v. 23, n. 2, p. 6-13, 2003.
Duração: 
6-13
Publicador: 
Conselho Federal de Psicologia
Palavras-chaves: 
  • Crenças
  • Professor
  • Cotidiano
  • Alienação
  • Values
  • Teacher
  • Daily
  • Alienation
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932003000200003
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/30427
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.