Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6586
Título: 
O internato escolar como instituição total: violência e subjetividade
Título alternativo: 
Boarding school as a total institution: violence and subjectivity
Autor(es): 
Benelli, Sílvio José
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-7372
Resumo: 
  • Neste artigo, apresentamos um caso da literatura relativo ao internato escolar por meio do qual exemplificamos e discutimos alguns aspectos da violência e subjetividade na instituição total. Utilizamos as análises de Goffman sobre as instituições totais e algumas hipóteses psicanalíticas a respeito da agressividade para a leitura de O Jovem Törless , de Robert Musil. Instituições totais parecem ultrapassadas, mas elas persistem na atualidade: FEBENS, asilos, orfanatos, conventos, prisões, quartéis, manicômios, seminários para formação de padres, etc. Nossa pesquisa visa ao desvelamento do modo de funcionamento dessas instituições e a explicitação de seus efeitos na produção da subjetividade daqueles que delas participam. Concluímos que no paralelo que podemos estabelecer entre os fins educativos do internato escolar e os objetivos terapêutico-correcionais do hospital psiquiátrico e da prisão, existe mais do que uma simples analogia.
  • In this article we will present a literature case related to boarding school through which we exemplify and discuss some aspects of violence and subjectivity in the total institution. We make use of Goffman s analyses about the total institution and some psychoanalytic hypotheses on the aggressiveness concerning the reading of The Young Törless , by Robert Musil. The total institutions seem to be old-fashioned but continue to exist: minors discipline institutes, almshouses, orphanages, convents, prisons, army headquarters, mentally disturbed institutions, catholic seminaries, etc. Our research aims to unveil the way those institutions function and explain their effects on the subjectivity production of those who took part on it. We concluded that there are more than one simple analogy in the parallel we can establish between the educational goals of the boarding school and the corrective-therapeutic objectives of the psychiatric hospital and prison as well.
Data de publicação: 
1-Dez-2002
Citação: 
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 7, n. 2, p. 19-29, 2002.
Duração: 
19-29
Publicador: 
Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
Palavras-chaves: 
  • instituições totais
  • subjetividade
  • internato escolar
  • total institutions
  • subjectivity
  • boarding school
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722002000200004
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/6586
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/6586
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.