You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/6682
Title: 
Projeto cartográfico e implementação de um protótipo de atlas escolar interativo
Other Titles: 
Cartographic design and implementation of an interactive school atlas prototype
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1982-2170
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
  • Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de Atlas Escolar Interativo para alunos do 4º ciclo do ensino fundamental. A abordagem metodológica baseou-se na teoria de desenvolvimento cognitivo com a finalidade de produzir um material que possa ser compreendido e utilizado pelo público alvo. Para tanto, analisou-se as necessidades dos usuários com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais relacionados à disciplina de Geografia e nos livros didáticos utilizados em algumas escolas do ensino fundamental. Além disso, aplicou-se recursos multimídia de animação e interatividade, de acordo com a teoria de comunicação cartográfica, para facilitar a leitura e compreensão de mapas e assim, o conhecimento dos fenômenos geográficos. O desenvolvimento do protótipo subdividiu-se em duas grandes etapas: projeto cartográfico e produção do Atlas. Para a implementação do Atlas utilizou-se os aplicativos Macromedia Flash MX, Visual Basic e a biblioteca MapObjects-ESRI. Embora o Atlas não tenha sido avaliado, vale ressaltar que foi projetado com base no conhecimento teóricometodológico do desenvolvimento cognitivo, e é importante que no futuro, esse produto seja testado com um grupo de alunos do referido ciclo para avaliar a real contribuição da animação e interatividade no ensino da Geografia.
  • This paper aimed at developing an Interactive School Atlas prototype for students of elementary school. The methodology was based on the cognitive development theory, in order to make a product that can be understood and used by the students. Thus, it was analyzed the needs of the users mainly based on the National Curriculum and Geography books adopted in some elementary schools. Moreover, it was applied multimedia resources of animation and interactivity, were applied, according to the theory of cartographic communication, to facilitate the reading and understanding of maps. The development of the Atlas prototype was split into two stages: cartographic project and production. The Atlas was implemented by using the Macromedia Flash MX, Visual Basic and the library MapObjects-ESRI. Although the Atlas has not been evaluated yet, one should point out that it was designed according to the theoretical and methodological knowledge of the cognitive development. The generated product needs to be tested in the future so as to evaluate the actual contribution of the animation and interactive in the teaching of Geography.
Issue Date: 
1-Dec-2011
Citation: 
Boletim de Ciências Geodésicas. Universidade Federal de Uberlândia (UFU), v. 17, n. 4, p. 496-518, 2011.
Time Duration: 
496-518
Publisher: 
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Keywords: 
  • Atlas Escolar
  • Cartografia Multimídia
  • Interatividade
  • School Atlas
  • Multimedia cartography
  • Interactivity
Source: 
http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/bcg/article/view/25569
URI: 
http://hdl.handle.net/11449/6682
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/6682
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.