Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8325
Título: 
Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev
Título alternativo: 
A critical analysis of the contemporary pedagogical ideas in the light of A. N. Leontiev's theory
Autor(es): 
Eidt, Nádia Mara
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
0102-4698
Resumo: 
  • O presente artigo objetiva demonstrar o alcance das pedagogias do aprender a aprender (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista.
  • This article aims to demonstrate the extent of the pedagogies of learning to learn (DUARTE, 2001), since they support the current educational proposals nationally and internationally, and also present their main assumptions, which keep their membership to pragmatism and irrationalism, and in the limit, submit human development to the order of the capital. These propositions go against the goal of humanizing education's assumption in the theoretical production of the Soviet psychologist Alexis Leontiev. As a result, we concluded that, from these productions it is possible to extract subsidies to face the process of empting the school education and the teacher's role engendered by these pedagogies. Moreover, it is intended to highlight the impossibility of the approaches between historical-cultural psychology productions with other pedagogical currents aimed at the legitimacy and the reinvigoration of the capitalist society.
Data de publicação: 
1-Ago-2010
Citação: 
Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 26, n. 2, p. 157-188, 2010.
Duração: 
157-188
Publicador: 
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdade de Educação
Palavras-chaves: 
  • Pedagogias do Aprender a Aprender
  • Psicologia Histórico-Cultural
  • Educação Escolar
  • A. N. Leontiev
  • Pedagogies of Learning to Learn
  • Historical-Cultural Psychology
  • School Education
  • A. N. Leontiev
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982010000200008
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/8325
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8325
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.