Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/8631
Título: 
Habilidades sociais educativas de mães separadas e sua relação com o comportamento de pré-escolares
Título alternativo: 
Educational social skills of separated mothers and their relation to preschoolers' behavior
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1413-8271
Resumo: 
  • Este estudo teve por objetivo: (a) caracterizar uma amostra de mães e filhos, em famílias separadas, quanto às suas habilidades sociais; (b) investigar relações entre as habilidades sociais educativas das mães e o comportamento das crianças; e (c) comparar grupo clínico e não-clínico quanto ao repertório comportamental. Participaram da pesquisa 43 mães de crianças de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As participantes responderam a um Questionário Sociodemográfico, Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais, Child Behavior Checklist - CBCL, Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas e Escala Infantil A2 de Rutter. Para análise de dados, empregaram-se os testes Spearman e Mann-Whitney. Os resultados mostraram que habilidades sociais educativas das mães estiveram relacionadas a habilidades sociais das crianças, enquanto práticas negativas foram relacionadas a problemas de comportamento. Discutem-se como as habilidades sociais maternas podem influenciar o comportamento dos filhos em famílias separadas.
  • This study aimed to: (a) characterize a sample of mothers and children in separated families with regard to their social skills; (b) investigate the relation between mothers' social skills and children's behavior; and (c) compare clinical and non-clinical sample as to the behavioral repertory. Forty three mothers of children of both sexes, aged between four and six years participated in the study. Mothers answered a Sociodemographic Questionnaire, an Interview about Parental Educational Social Skills, the Child Behavior Checklist - CBCL, a Questionnaire of Social Skills Responses, and Rutter's A2 Scale. For data analysis, Spearman and Mann-Whitney tests were used. Results showed that mothers' educational social skills were related to social skills of children, while negative practices were associated with behavioral problems. We discuss how maternal social skills may influence children's behavior in separated families.
Data de publicação: 
1-Dez-2010
Citação: 
Psico-USF. Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, v. 15, n. 3, p. 301-310, 2010.
Duração: 
301-310
Publicador: 
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Palavras-chaves: 
  • Habilidades sociais educativas parentais
  • Separação conjugal
  • Comportamento infantil
  • Parental educational social skills
  • Marriage separation
  • Child behavior
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712010000300004
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/8631
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/8631
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.