Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/868
Título: 
A intermediação da noção de probabilidade na construção de conceitos relacionados à cinética química
Título alternativo: 
The mediation of the notion of probability in the development of the chemical kinetics concepts in the High School
Autor(es): 
Instituição: 
  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1516-7313
Resumo: 
  • Este trabalho procurou identificar como estudantes do Ensino Médio se apropriam de conceitos e elaboram determinados modelos inseridos em cinética química, especificamente o modelo cinético de colisão de partículas numa reação (Teoria das Colisões). Esta análise e as reflexões que a seguiram foram baseadas, sobretudo, nos estudos realizados por Piaget, Piaget e Inhelder, Jun e Fischbein. Utilizamos como documentos as transcrições das entrevistas (pré e pós-testes) realizadas individualmente com cada aluno. Inicialmente, os estudantes foram entrevistados (pré-testes) com o intuito de identificar a familiaridade com a noção de evento probabilístico ou aleatório. Numa segunda etapa (pós-testes), esse conhecimento (ou a ausência parcial/total dele) foi posto à prova numa tentativa de se estabelecerem relações com um conteúdo específico da Química (Teoria das Colisões). Os resultados obtidos apontam para grandes discrepâncias entre o modelo cinético de colisões elaborado pelos estudantes e aquele cientificamente aceito.
  • In this work we analyze the way that high school students appropriate the concepts and models related to Chemical Kinetics, mainly the kinetic model of collision between particles in chemical reactions (Collision Theory Model). This investigation was based on the studies of Piaget and Inhelder, of Piaget, Jun and Fischbein, who have analyzed if young students exhibit some kind of probabilistic thinking. The methodology was based on pre and post-tests, questionnaires and on interviews. Analysis of these documents showed how the students deal with concepts about probability and how they correlate these concepts with the particle collision kinetic model in Chemistry.
Data de publicação: 
1-Jan-2009
Citação: 
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 189-219, 2009.
Duração: 
189-219
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências
Palavras-chaves: 
  • Probabilidade
  • Cinética química
  • Teoria das colisões
  • Probability
  • Chemical kinetics
  • Collision theory model
Fonte: 
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100012
Endereço permanente: 
http://hdl.handle.net/11449/868
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/868
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.