Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/86953
Título: 
Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais
Autor(es): 
Almeida, Flavia Leme de
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
  • Esta dissertação de mestrado é o resultado de uma investigação sobre o universo feminino nas Artes Visuais. As prováveis tecituras resultantes dos entrelaçamentos de tramas e urdiduras artísticas apontaram para as questões estéticas, as elaborações formais e simbólicas do feminino em suas diversas representações. A pesquisa foi dividida em quatro partes que interligaram-se por um fio condutor: o papel e a força da mulher na história da arte. Na primeira parte, o feminino foi mostrado na sua forma mais ancestral de representação através das estatuetas votivas, denominadas Vênus - a figura da mulher apresentou-se nesse período como força fertilizadora. Na segunda parte, abordou-se a manifestação artística das mulheres após a onda revolucionaria sexista - o feminino é então mostrado como força revitalizadora. A terceira parte foi destinada às artistas (es)colhidas do século XX e XXI que trataram do feminino em suas poéticas artísticas - o feminino é tecido como força convergente. Mulheres Recipientes é finalmente alinhavada na quarta e última parte, que contém o arremate dos fios artísticos tradicionais antigos e contemporâneos com as possíveis leituras das obras em cerâmica da autora - o feminino completa-se como força reconciliadora.
  • Esta disertación de maestría es el resultado de una investigación sobre el universo femenino en las artes visuales. Las probables tesituras resultantes de los entrelazamientos de tramas y urdidoras artísticas apuntaran para las cuestiones estéticas, las elaboraciones formales y simbólicas del femenino en sus diversas representaciones. La investigación fue repartida en cuatro partes que juntan por un hilo conductor: el papel y la fuerza de la mujer en la historia del arte. En la primera parte, el femenino fue enseñado en una forma más ancestral de representación a través de estatuitas votivas, denominadas venus – el imagen de la mujer fue presentada en el ese periodo como fuerza fertilizadora. En la segunda parte, abordo-se la manifestación artística de las mujeres pos la fase revolucionaria sexista – el femenino es demostrado como fuerza revitalizadora. La tercera etapa fue destinada a artistas elegidas del siglo XX y XXI que retratasen del femenino en sus poéticas artísticas – el femenino es el tejido como la fuerza convergente. Mujeres Recipientes es finalmente alinhava en esta cuarta y última etapa que contiene el remate de los hilos artísticos tradicionales antiguos y contemporáneos con las posibles lecturas de las obras en cerámica de la autora – el femenino se completa como fuerza reconciliadora.
Data de publicação: 
28-Set-2009
Citação: 
ALMEIDA, Flavia Leme de. Mulheres recipientes: recortes poéticos do universo feminino nas artes visuais. 2009. 295 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.
Duração: 
295 f. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Mulheres na arte
  • Mulheres artistas
  • Ceramica
  • Escultura
  • Feminismo
  • Arte moderna - Séc. XXI
  • Arte contemporânea
  • Arte contemporánea
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/86953
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.