You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90999
Title: 
Reflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas
Author(s): 
Mussolini, Ana Flávia
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Abstract: 
  • Esta pesquisa trata da Formação Inicial de Professores de Matemática, em particular sobre o uso de tecnologia informática. Sabendo da problemática existente nos cursos de graduação, como, por exemplo, a desarticulação entre teoria e prática, entre formação universitária e realidade escolar, deteve-se na seguinte questão: Quais são as perspectivas, expectativas e dificuldades que os futuros professores apresentam quando refletem sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas na escola básica?. A pesquisa contou com a participação de dois futuros professores de Matemática da UNESP de Rio Claro. Foram realizados três encontros de planejamento, dez encontros de intervenção em uma escola pública, e dez encontros de reflexão, que ocorreram sempre após cada intervenção. Os licenciandos tiveram a oportunidade de expor suas idéias sobre as experiências realizadas e, a partir de uma análise à luz do referencial teórico, foram extraindo temas que se referem às suas expectativas, perspectivas e dificuldades. Entre eles, a gestão da sala de aula e a transposição de conteúdo, a complexidade da sala de aula, como eles percebem os alunos, as condições de trabalho na escola, ser professor e o uso de tecnologia informática.
  • This research addresses the pre-service mathematics teacher education, in particular their practice with computer. Considering the problems concerning teacher education courses - as, for instance, the disarticulation between the theory and the practice, and between the university education and the school reality - it was formulated the following research question: What are the perspectives, expectations and difficulties that the future teachers experience when they reflect on an educational practice using spreadsheets at the basic school? The research was developed in collaboration with two future mathematics teachers from UNESP at Rio Claro, São Paulo, Brazil. It was organized three planning meetings, ten intervention meetings in a public school, and ten reflection meeting, that always took place right after each intervention meeting. The reflection meetings were videoed and transcribed. The data were analyzed with reference to the literature. Themes were identified that could be referred to their expectation, perspectives, and difficulties. These themes included: the teaching in the classroom and the transposition of the contents; the complexity of the classroom environment; the interaction with the students; the school working conditions; being a teacher; and the use of computers.
Issue Date: 
27-Oct-2004
Citation: 
MUSSOLINI, Ana Flávia. Reflexões de futuros professores de matemática sobre uma prática educativa utilizando planilhas eletrônicas. 2004. v, 75 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.
Time Duration: 
v, 75 f. : il., tabs. + 1 CD-ROM
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Professores - Formação
  • Planilhas eletronicas
  • Formação inicial de professores de Matemática
  • Tecnologia informática
  • Prática reflexiva
  • Pre-service mathematics teacher education
  • Computer-based education
  • Spreadsheets
  • Reflexive practice
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90999
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.