Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91075
- Title:
- Movimento das pesquisas que relacionam as tecnologias de informação e de comunicação e a formação, a prática e os modos de pensar de professores que ensinam matemática
- Viol, Juliana França
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
- Esta pesquisa possui como objetivo identificar, evidenciar e compreender o movimento temático e teórico-metodológico das inter-relações das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e a Formação e Prática de Professores que ensinam Matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, cuja modalidade pode ser denominada de Estado do Conhecimento da Pesquisa, em que desenvolvemos um mapeamento da produção acadêmica em Educação Matemática, no Estado de São Paulo. Como objetos de investigação e análise foram selecionadas setenta Teses e Dissertações em Educação Matemática, produzidas e defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da USP, UNICAMP e UFSCar, nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, campus Rio Claro e PUC, campus São Paulo e no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, campus Bauru, no período de 1987 a 2007. Após a seleção das pesquisas, foram elaboradas fichas de leitura de cada uma delas, identificando e evidenciando a Questão/Problema de Investigação, os Objetivos, o Referencial Teórico, os Procedimentos Metodológicos de Constituição e Análise de Dados e os Principais Resultados. Após esse procedimento, fundamentando-nos no Paradigma Indiciário, iniciamos o processo de categorização e sistematização dessas fichas e identificamos que as pesquisas, dividem-se em três grandes grupos de acordo com o objeto de investigação. Apresentamos as pesquisas que tiveram como objeto de investigação os aspectos relacionados à presença das TIC nos processos de Formação de Professores que ensinam Matemática e constituem o Eixo 1 de Análise, as pesquisas que tiveram como objeto de investigação os modos de pensar de professores que ensinam Matemática sobre o uso das TIC nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e constituem o Eixo 2 de Análise...
- The focus of this master thesis is to identify, to highlight and to understand the thematic and theoretical-methodological movement of inter-relationships among Information and Communication Technologies (ICT) and Mathematics Teachers Education and Practice. In this sense, we developed a qualitative research which its design is understood as a “State of the Knowledge” (or State of the Art). We did a kind of ‘mapping’ of the academic production in Mathematics Education covering the Sao Paulo State, in Brazil. As an inquiry and object of analysis, we selected seventy theses and dissertations in Mathematics Education from several Graduate Programs defended from 1987 to 2007. These Graduate Programs are: Education Graduate Programs at the University of Sao Paulo (USP), Campinas State University (UNICAMP) and Sao Carlos Federal University (UFSCar), Mathematics Education Graduate Programs at Sao Paulo State University (UNESP at Rio Claro, Sao Paulo, BRAZIL) and Pontifical Catholic University (PUC at Sao Paulo, Sao Paulo, BRAZIL), and Education for Science Graduate Program at Sao Paulo State University (UNESP at Bauru, Sao Paulo, BRAZIL). After the selection of theses and dissertations, we started our analysis indentifying and highlighting the Research Question, Objectives, Theoretical Framework, Research Methods, and Results (Findings). After our analysis, we identified and categorized the theses in dissertations in three groups. The groups are: Group 1: aspects related to the processes of Teachers Education and teaching of mathematics. Group 2: aspects of teachers’ mathematical thinking involving the use of ICT. Group 3: practical aspects of ICT involving teaching and learning of mathematics. We identified these inter-relationships are conditional by the programs and proposals for Teachers Education, the Distance Learning, the Collaboration, the Experiences of Teachers Education... (Complete abstract click electronic access below)
- 5-Apr-2010
- VIOL, Juliana França. Movimento das pesquisas que relacionam as tecnologias de informação e de comunicação e a formação, a prática e os modos de pensar de professores que ensinam matemática. 2010. 223 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2010.
- 223 f. : il., tabs.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Professores - Formação
- Matemática - Estudo e ensino
- Pesquisa matematica
- Conhecimento e aprendizagem
- Mathematics Education
- Teachers Education
- State of the Knowledge
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91075
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.