You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/91165
Title: 
Perfil de leitura de textos jornalísticos por alunos de escolas pública e privada do município de Cascavel-SP
Author(s): 
Bochenek, Sandro
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Este trabalho teve como objetivo a observação do nível de compreensão de alunos matriculados na primeira série do Ensino Médio de uma escola pública e de outra privada, sobre textos jornalísticos, buscando-se elementos descritivos do perfil de letramento desses estudantes em termos de suportes e textos de imprensa. Partiu-se da observação do domínio acerca das características do texto e da fotografia jornalística. As impressões dos alunos apontam níveis semelhantes de letramento entre os sujeitos da instituição pública e da privada, embora haja também grande disparidade nas repostas emitidas dentro de cada um dos grupos. Entre as principais razões para as disparidades encontradas nos grupos estão o fator socioeconômico, a questão do incentivo e o grau de interesse pela leitura.
  • The aim of this research was to analyze the level of students from the first year of a private and from a public high school regarding journalistic texts; searching descriptive elements of the literacy profile of these students in terms of media and journalistic texts. It was first observed the domain over the characteristics of the text and journalistic photography. Student’s thoughts lead to similar level of literacy among students of the private and public school, although there is a great difference in the answers provided in each groups. The socioeconomic factor, reading encouragement and levels of interest in reading, are the main reasons for the differences among the groups.
Issue Date: 
30-Jun-2009
Citation: 
BOCHENEK, Sandro. Perfil de leitura de textos jornalísticos por alunos de escolas pública e privada do município de Cascavel-SP. 2009. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2009.
Time Duration: 
105 f. : il. color.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Leitura - Estudo e ensino
  • Leitura (Ensino secundario)
  • Compreensão
  • Textos jornalísicos - Compreensão
  • Escolas pública e privada - Cascavel (SP)
  • Reading
  • Public school
  • Journalistic text
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/91165
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.