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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92308
Title: 
Política Educacional e o Ensino Fundamental de 9 Anos: da proposição implantação
Author(s): 
Silva, Beatriz Passos da
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Abstract: 
  • O presente trabalho de pesquisa, vinculado à linha de pesquisa “Políticas Públicas, organização escolar e formação de professores”, surgiu do interesse em relação ao processo de implantação do Ensino Fundamental de 9 anos e tem como lócus a rede Municipal de Ensino de Tupi Paulista-SP. A intenção foi investigar como se deu o processo administrativo-pedagógico de organização e reformulação para ampliação dessa etapa de ensino e também a forma como o grupo de professoras recebeu as mudanças do novo contexto, tendo em vista que o prazo legal da adequação de todas as escolas às determinações legais foi o ano de 2010. Buscamos compreender, com esta investigação, como essa proposta está chegando às escolas e como está sendo tratada pelos professores e nas demais instâncias do sistema educacional, ou seja, Secretarias Estaduais, Municipais ou Diretorias de Educação, através dos dispositivos legais e análise de toda a documentação referencial. Caracteriza-se como um estudo de caso, já que procura analisar uma dada realidade específica, a partir do grupo de professoras e gestores que fizeram um estudo...
  • This research paper linked to the research line Public Policies, school organization and teacher training was derived from interest in the implementation process of Primary Education of 9 years and is the locus the municipal school system of Tupi Paulista-SP. The intention is to investigate how the process of organization and reformulation administrative and pedagogical was made for the expansion of this educational stage and also how the group of teachers have received the changes of the new context, keeping in mind that the legal period of adequacy for all schools to the legal determinations was 2010. We seek to understand with this investigation as this proposal is coming to schools, being treated by teachers and in other instances of the educational system, that is, State Departments, Municipal or Educational Boards, through legal measures and analysis of all documentation references. It is characterized as a case study, as I should aim at analyzing a specific reality from a group of teachers and administrators who... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
28-Feb-2012
Citation: 
SILVA, Beatriz Passos da. Política Educacional e o Ensino Fundamental de 9 Anos: da proposição implantação. 2012. 122 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
Time Duration: 
122 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Políticas educacionais
  • Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92308
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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