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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92335
Title: 
Gênero, pentecostalismo e formação de professores na construção da cidadania: as professoras da congregação Cristã no Brasil
Author(s): 
Miguel, Iranilde Ferreira
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Sponsorship: 
Secretaria Estadual de Educação
Abstract: 
  • Esse trabalho apresenta alguns questionamentos sobre religiosidade e as relações de gênero dela decorrentes que merecem um espaço nas pautas das discussões cujo tema é a construção da cidadania e da emancipação humana. Procuramos mostrar que tais questões embora presentes no cotidiano escolar, foram se tornando corriqueiras a ponto de tornarem-se imperceptíveis aos sujeitos que as vivenciam. O texto trata das relações de gênero instituídas por meio da religião, com enfoque nas professoras crentes da Congregação Cristã no Brasil, uma igreja que conta com um número considerável de fiéis e que apresenta características diferenciadas das demais igrejas pentecostais. Discute-se alguns conceitos que se cruzam e entrecruzam ao longo do trabalho, e se encerra concluindo que embora o discurso circulante afirme que “religião não se discute”, se faz necessário incluir na pauta das discussões as questões referentes à identidade/diferença, produzidas pelas religiões, apesar da complexidade dessa tarefa já que não se constitui numa questão gerada no interior de movimentos sociais, e nem possui características reivindicatórias de nenhum grupo social.
  • This paper presents some queries about religiosity and the gender relations related to them that deserve to be discussed whose theme is the construction of citizenship and human emancipation. However, such queries are present in school routine; they were so common that became imperceptible to the ones who lived it, The text deals with gender relations instituted by religion, focusing on protestant teachers from “ Congregação Cristã no Brasil” a church which has a great number of followers and has different characteristics from other Pentecostal churches. Some concepts that crossed and intercrossed throughout the paper are discussed, and it ends concluding that, although circulating speech claims that “we must not discuss religion”, it is an issue needed to be discussed referring to identity/differences, created by religions, in despite of complexity of this task because it is not a query generated inside social movements, and neither has characteristics of vindication from any social group.
Issue Date: 
19-Nov-2008
Citation: 
MIGUEL, Iranilde Ferreira. Gênero, pentecostalismo e formação de professores na construção da cidadania: as professoras da congregação Cristã no Brasil. 2008. 126 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
Time Duration: 
126 f. : il.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Religiosidade
  • Cidadania
  • Gender relations
  • Religiosity
  • Citizenship
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92335
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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