You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/92379
Title: 
Formação de professores e experiência formativa
Author(s): 
Almeida, Magda Rodrigues de
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Abstract: 
  • Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa: “Processos formativos, diferença e valores”. Ao longo desta dissertação, o nosso intuito foi argumentar em torno do predomínio da racionalidade científica em nossa cultura, a qual atinge a escola em seus diferentes níveis. Para sustentar esse argumento recorremos ao diagnóstico que os autores frankfurtianos fazem do poder que o conhecimento científico tem exercido sobre nós e o quanto ele determina nossa maneira de perceber e explicar a realidade que nos cerca, reduzido tudo ao cálculo dos conceitos e a perspectiva do resultado mais eficaz, mais produtivo. A escola e os espaços de formação de professores parecem não escapar a essa lógica, em que a formação foi reduzida a treinamento, à aquisição de competências e habilidades e à adaptação imediata às exigências da cultura contemporânea. O predomínio dessa racionalidade científica nos espaços de formação produziu o que Chauí denomina, metaforicamente, de morte do educador e da pedagogia como arte, visto que a formação foi reduzida à instrumentalização para o trabalho. Esta é uma pesquisa teórica em que buscamos pensar essa problemática a partir de alguns textos de Adorno e Horkheimer, entre eles destacamos “Dialética do Esclarecimento”, sobretudo, os capítulos “Indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, “Elementos do antisemitismo: limites do esclarecimento”, além dos textos de Adorno sobre educação, publicados no Brasil com o título “Educação e Emancipação” e artigos de Max Horkheimer que estão no livro “Sociedad em transición: estudios de filosofia social”. Trabalhamos também com pesquisas que têm sido feitas sobre esses autores no Brasil e que são importantes para o aprofundamento do nosso tema...
  • This work inserts in Research Line: “Form processes, difference and values.” Along this dissertation, our intention was to argue around scientific rationality predominancy in our culture, in what attain the school in its different levels. To sustain this argument we sun over diagnosis that the frankfurtianos authors make of power that the scientific knowledge hás exercised about us and how it determines our way of perceiving and explaining the reality that surround ourselves, reduced all the concept calculations and the most effective and productive perspective result. The school and teacher form spaces seem not to escape this logic, in what the form was reduced in training, the ability competence acquisitions and immediate adaptation of contemporary culture requirements. The predominancy of this scientific rationality in the form spaces produced what Chauí denominates, metaphorically, of educational death and pedagogy as art, seen that form was reduced instrumentalisation to the work. This is a theorist research in what we search to think this problem apart from some texts of Adorment and Horkheimer, between them we detach “Explanation how masses,” “Elements of anti-semistic explanation limits,” hesides Adorment texts about education published in Brazil as the chapter “Education and Emancipation” and artiches of Max Horkheimer that are in the book “Sociedad em Transición: social philosophy studios.”... (Complete abstract click electronic access below)
Issue Date: 
18-Dec-2009
Citation: 
ALMEIDA, Magda Rodrigues de. Formação de professores e experiência formativa. 2009. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2009.
Time Duration: 
99 f.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • Theory critic
  • Teacher forms
  • Education
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/92379
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.