Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/95161
Título: 
Recompondo o passado: Gesualdo pelo olhar de Stravinsky nas obras Monumentum e Tres Sacrae Cantiones
Autor(es): 
Martins, Cristiane Aparecida Miranda Rocha
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo: 
  • Esta dissertação apresenta um estudo sobre as recomposições feitas por Igor Stravinsky de obras de Carlo Gesualdo (ca. 1560-1613). Estas recomposições são duas: Monumentum pro Gesualdo ad CD annum, orquestração feita a partir de três madrigais de Gesualdo, e Tres Sacrae Cantiones, onde Stravinsky compõe as partes perdidas de três motetos de Gesualdo. Iniciando com o estudo do estilo de Gesualdo, baseado no trabalho de Turci-Escobar, as obras originais de Gesualdo recompostas por Stravinsky são analisadas. Comparando as recomposições de Stravinsky com a obra original de Gesualdo, a maneira como Stravinsky comenta a obra de Gesualdo em seu trabalho é investigada. A intenção é determinar como Stravinsky imprime seu estilo nessas peças, e como ele traz a música de Gesualdo para o século XX.
  • In this dissertation, a study of the Igor Stravinsky's re-compositions of Carlo Gesualdo's (ca. 1560-1613) works is presented. The re-compositions are two: Monumentum pro Gesualdo ad CD annum, a setting for instruments of three Gesualdos's madrigals, and Tres Sacrae Cantiones, where Stravinsky composed the missing parts of the three Gesualdo's motets. Starting with a study of Gesualdo's style, based on turci-Escobar's work, the original Gesualdo's pieces re-composed by Stravinsky are analyzed.By comparing Stravinsky's re-compositions and Gesualdo's works, the way that Stravinsky comments the Gesulado's style is investigated. The intention is both to determine how Stravinsky imprints his own style on to it and how he brings Gesualdo's music to XX Century.
Data de publicação: 
29-Ago-2008
Citação: 
MARTINS, Cristiane Aparecida Miranda Rocha. Recompondo o passado: Gesualdo pelo olhar de Stravinsky nas obras Monumentum e Tres Sacrae Cantiones. 2008. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008.
Duração: 
132 f. : il.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Gesualdo, Carlo, príncipe di Venosa, ca.1560-1613
  • Stravinsky, Igor 1882-1971
  • Musica - Analise, apreciação
  • Seconda prattica
  • Recomposição
  • Re-composition
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/95161
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.